aión, kairós e chrónos. uma conversa sem fim sobre infância, filosofia e educação

Autores

  • david knowles kennedy Montaclir State University
  • walter omar kohan Universidade do Estado do Rio de Janeiro [UERJ]

Palavras-chave:

childhood, philosophy for children, time, experience, dialogue, Socrates, questionning

Resumo

Neste diálogo entre dois interlocutores, a ontologia da infância é considerada, primeiro desde o ponto de vista da temporalidade, depois do poder, da linguagem e da filosofia. Pergunta-se se existe uma dialética filosófica e/ou infantil específica do perguntar e responder. Afirma-se que tanto o filósofo quanto o artista carregam um modo infantil de perguntar e agir no mundo até a adultez. A discussão desloca-se à educação e considera-se a possibilidade de reconstruir esta última para além das noções platônicas de “formação”, “reprodução”, “disciplina” e “sujeição”, e considera-se o papel do diálogo filosófico no ambiente escolar, como agente de transformação. Palavras-chave: infância; temporalidade; educação socrática; perguntar filosófico; reconstrução do desejo.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Como Citar

kennedy, david knowles, & kohan, walter omar. (2009). aión, kairós e chrónos. uma conversa sem fim sobre infância, filosofia e educação. Childhood & Philosophy, 4(8), pp. 5–22. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20524

Edição

Seção

editorial