quem é feliz? usando os poemas da criança filosofante de friedrich nietzsche para investigar a capacidade de reflexão das crianças e jovens de hoje

Autores

  • eva marsal Pädagogische Hochschule Karlsruhe

Resumo

Este ensaio compara os pensamentos filosóficos aos que Friedrich Nietzsche deu forma de poemas quanto tinha 12-13 anos com o conceito de felicidade de Frederik, um estudante moderno da escola de ensino médio de aproximadamente a mesma idade, que foi inspirado por três poemas de Nietzsche para considerar suas próprias idéias acerca da felicidade. O intuito é demonstrar que os poemas do menino Nietzsche, escritos para enfrentar os problemas de sua vida com o filosofar, podem também ser úteis para crianças do século XXI, dando coragem a eles para pensar acerca de questões problemáticas e sérias da vida. Que isso é benéfico, já foi mostrado não somente por Daniela Cahmy em países de língua austríaca e inglesa, mas também por Hermann Josef Schmidt em seu Quadrology, escrita acerca da infância e da juventude de Friedrich Nietzsche. Palavras chave: Friedrich Nietzsche; felicidade; filosofia para crianças; poesia

Downloads

Publicado

2010-04-27

Como Citar

marsal, eva. (2010). quem é feliz? usando os poemas da criança filosofante de friedrich nietzsche para investigar a capacidade de reflexão das crianças e jovens de hoje. Childhood & Philosophy, 3(6), pp. 187–212. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20517

Edição

Seção

artigos