platão, crianças e infância

Autores

  • walter omar kohan Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Palavras-chave:

Plato, childhood, children, education

Resumo

Neste trabalho, nós apresentamos um compêndio de trechos dos Diálogos de Platão sobre a infância, ou seja, temos recordado algumas das referências principais a respeito das crianças e da infância através da obra de Platão. Incluímos tanto textos que utilizam ―criança‖ como um exemplo de certo tipo de disposição de caráter, quanto passagens que se referem à educação das crianças. Claro, os dois livros em que Platão mais se refere às crianças e à infância são As Leis e A República, dedicados em grau maior ou menor a oferecer uma educação sistemática. Por razões de espaço, só incluímos os elementos mais sobressalientes de seu projeto extremamente amplo, um plano que se estende até a procriação das crianças e, antes disso, à gestão da união entre os sexos com fins de procriação. Quanto à atitude de Platão com as crianças, deixamos que o leitor pense sobre ela. Contudo, oferecemos algumas perguntas que surgem para nós da leitura desses trechos: 1) Que implicações tem a visão da infância de Platão sobre a sua visão da vida adulta? 2) Esta visão de Platão sobre a infância é diferente da de seus contemporâneos? 3) Quais são as implicações políticas das idéias de Platão sobre a infância — em particular sua frequente associação entre crianças e mulheres, escravos e a ―multidão ignorante‖? 4) Em que medida as ideias de Platão sobre a infância afetam sua filosofia como um todo? E, finalmente, 5) por que tanto importam essas ideias para pensar as criança como filósofos?

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Publicado

2012-02-08

Como Citar

kohan, walter omar. (2012). platão, crianças e infância. Childhood & Philosophy, 1(1), 11–32. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20473

Edição

Seção

artigos