O PENSAMENTO CONSERVADOR E SUA RELAÇÃO COM PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS NA EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA LAICIDADE

Autores

  • José Antonio Miranda Sepulveda Universidade Federal Fluminense
  • Denize Sepulveda Faculdade de Formação de Professores na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Departamento de Educação.

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.24767

Palavras-chave:

Palavras-chave, Conservadorismo. Discriminação. Laicidade.

Resumo

O objetivo deste texto é relacionar a retórica conservadora com as propostas e práticas discriminatórias no interior da escola. Para isso, foi feita uma reflexão teórica sobre o conceito de conservadorismo. Após, foi desenvolvida uma proposta de análise do conservadorismo a partir da concepção de luta de classes defendida por Thompson, permitindo entender como funciona a discriminação nas escolas públicas. Foi feita uma análise documental das principais leis que endossam práticas conservadoras na escola, com foco na discussão da “ideologia de gênero” e do movimento Escola sem Partido. O texto conclui afirmando a importância de um debate cuidadoso acerca da laicidade como instrumento de resistência às práticas conservadoras.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.24767

Biografia do Autor

José Antonio Miranda Sepulveda, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense - Ciência Política e Educação.

Denize Sepulveda, Faculdade de Formação de Professores na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Departamento de Educação.

Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Departamento de Educação. Pós-doutora em Educação no PROPED/UERJ. Doutora em Educação no PROPED/UERJ. Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa “Conservadorismo e Educação Brasileira” da UFF. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GESDI - “Gênero, Sexualidades e Diversidades nos Vários EspaçosTempos Cotidianos” da FFP/UERJ. Email:

Downloads

Publicado

10-08-2016

Como Citar

Sepulveda, J. A. M., & Sepulveda, D. (2016). O PENSAMENTO CONSERVADOR E SUA RELAÇÃO COM PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS NA EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA LAICIDADE. Revista Teias, 17(47), 141–154. https://doi.org/10.12957/teias.2016.24767