Contribuições de uma sequência didática com o gênero textual abstract para o processo de ensino-aprendizagem de inglês instrumental
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7905Palavras-chave:
Abordagem instrumental. Ensino-Aprendizagem de Inglês. Gêneros textuais. Sequências didáticas.Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar como um trabalho processual com ogênero textual abstract, organizado em uma sequência didática, pode contribuir para quealunos do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) do Instituto Federal deEducação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, campus de Vitória da Conquista, sedesenvolvam como aprendizes de inglês para agirem socialmente na sua área de atuaçãoacadêmica e/ou profissional, considerando que esta é a finalidade do ensino de inglês sob umaabordagem instrumental. Como aporte teórico, consideramos a abordagem instrumental para oensino de inglês, os estudos sobre gêneros textuais e o trabalho com gêneros através desequências didáticas sob uma perspectiva sociointeracionista de linguagem. A pesquisa-açãoconfigurou-se como a mais adequada para este estudo pois, a partir dos dados obtidos duranteo procedimento da sequência didática, permite que os resultados sejam aplicados na melhoriada prática docente e da aprendizagem dos alunos. Participaram da pesquisa dez alunos docurso de BSI e foram utilizados três instrumentos de coleta de dados: dois questionários e asnotas de campo da professora-pesquisadora. Após a análise dos dados, percebemos que houveuma melhora considerável no desenvolvimento dos alunos, estimulando-os, também, a criarestratégias próprias no intuito de aprenderem a língua inglesa de uma maneira eficaz. Alémdisso, estes reconheceram a relevância de estudar o gênero textual abstract para sua vidaacadêmica e/ou profissional.Downloads
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