Formação de professores de língua inglesa em tempos de neoliberalismo: desafios e (res)significações na extensão universitária

Autori

  • Natália Mariloli Santos Giarola Castro Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2025.94393

Abstract

Os espaços de educação continuada para professores de Língua Inglesa podem enriquecer a formação inicial e contribuir para a aproximação entre universidade e escola. Esse vínculo entre as instituições se consolida e se amplia por meio do tripé: ensino, pesquisa e extensão (TELLES, 2002; MATEUS, 2009; REIS et al., 2019). Os graduandos, por exemplo, ao passar por esses espaços, podem ir além da sala de aula da graduação e passar por experiências que lhes permitem (re)construir seus fazeres, seus saberes e suas identidades profissionais como futuros professores. Portanto, o objetivo deste estudo é analisar os dizeres de monitores egressos dos projetos: EDUCONLE, ConCol e UNISALE, a fim de identificar efeitos do discurso neoliberal na formação desses sujeitos. Para isso, adotamos os seguintes instrumentos metodológicos para a formação do nosso corpus: narrativas autobiográficas escritas/orais; entrevistas semiestruturadas e arquivos dos projetos. Os resultados apontam que os discursos dos monitores revelam tensões entre a lógica neoliberal — marcada pelo individualismo, competitividade e mercantilização — e a busca por experiências coletivas e formativas que ressignificam a prática docente. Desse modo, os projetos de extensão universitária cumprem papel fundamental na formação inicial, permitindo ao futuro professor perceber a docência como processo contínuo, dialógico e socialmente comprometido.

Biografia autore

Natália Mariloli Santos Giarola Castro, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestra e doutora em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada: Ensino/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é professora efetiva de Língua Inglesa na Escola Estadual Santa Rita de Cássia.

Pubblicato

2025-12-20

Fascicolo

Sezione

Dossiê 53 (set.-dez. 2025): As práticas de formação de professores de língua e de literatura