Formação de professores de língua inglesa em tempos de neoliberalismo: desafios e (res)significações na extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2025.94393Abstract
Os espaços de educação continuada para professores de Língua Inglesa podem enriquecer a formação inicial e contribuir para a aproximação entre universidade e escola. Esse vínculo entre as instituições se consolida e se amplia por meio do tripé: ensino, pesquisa e extensão (TELLES, 2002; MATEUS, 2009; REIS et al., 2019). Os graduandos, por exemplo, ao passar por esses espaços, podem ir além da sala de aula da graduação e passar por experiências que lhes permitem (re)construir seus fazeres, seus saberes e suas identidades profissionais como futuros professores. Portanto, o objetivo deste estudo é analisar os dizeres de monitores egressos dos projetos: EDUCONLE, ConCol e UNISALE, a fim de identificar efeitos do discurso neoliberal na formação desses sujeitos. Para isso, adotamos os seguintes instrumentos metodológicos para a formação do nosso corpus: narrativas autobiográficas escritas/orais; entrevistas semiestruturadas e arquivos dos projetos. Os resultados apontam que os discursos dos monitores revelam tensões entre a lógica neoliberal — marcada pelo individualismo, competitividade e mercantilização — e a busca por experiências coletivas e formativas que ressignificam a prática docente. Desse modo, os projetos de extensão universitária cumprem papel fundamental na formação inicial, permitindo ao futuro professor perceber a docência como processo contínuo, dialógico e socialmente comprometido.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
L'approvazione degli articoli implica l'assegnazione immediata e gratuita dei diritti di pubblicazione su questo periodico. Gli autori autorizzano il Programma post-laurea in Lettere e Linguistica (PPLIN) di riprodurlo e pubblicarlo sulla rivista SOLETRAS, sotto i termini "riproduzione" e "pubblicazione" come definizione dell'articolo 5 della legge 9610/98. Gli autori continueranno ad avere il copyright per le pubblicazioni successive. È possibile accedere all'articolo sul World Wide Web(http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), essere autorizzato, gratuitamente, a consultare e riprodurre una copia dell'articolo per uso proprio di coloro che lo consultano. I casi di plagio o qualsiasi illegalità nei testi presentati sono di esclusiva responsabilità degli autori.
