Letramentos sociais e poesia: uma prática pedagógica no Ensino Fundamental

Autori

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2025.91559

Abstract

Este artigo analisa o uso da poesia como ferramenta para o desenvolvimento de letramentos sociais em alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada no interior do estado do Pará. A proposta está vinculada à pesquisa de mestrado do autor, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). A perspectiva teórica adotada baseia-se nos estudos de Brian V. Street, que compreende o letramento como prática social situada. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou a metodologia da pesquisa-ação e foi realizada na Escola Municipal Antônio Braga e Chaves, no município de Itupiranga (PA). Ao todo, foram aplicadas cinco oficinas literárias com aproximadamente 30 estudantes, sendo selecionados, para fins deste artigo, dois poemas produzidos por alunos nas oficinas cujo tema era “solidariedade” e “amizade”. Os resultados apontam que a integração da poesia ao currículo pode potencializar não apenas o letramento literário, mas também a reflexão crítica sobre valores sociais, promovendo empatia, cooperação e maior engajamento dos estudantes com a realidade que os cerca.

Biografie autore

Elionay Ramos Félix, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutorando em Linguística e Literatura na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Mestre em Letras pelo PROFLETRAS na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Graduado em Letras - Português e Inglês pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Possui ampla experiência como professor da rede municipal de Ensino em Marabá e Itupiranga. Atualmente realiza pesquisas relacionadas à Etnopoesia e Geopoesia na região Norte do País.

Cícero da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutor e Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É graduado em Letras - Português-Inglês pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/IBILCE) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Foi bolsista de Pós-Doutorado Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – PDJ/CNPq. É Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), atuando no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Códigos e Linguagens - Artes e Música e no Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT). Editor-chefe da revista EntreLetras e editor assistente da Revista Brasileira de Educação do Campo. É líder do Grupo de Estudos em Educação, Linguagem e Letramento (GEELL/UFNT/CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa Práticas de leitura e escrita em contexto digital (UNESP/CNPq). Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua portuguesa, gêneros do discurso, material didático, letramentos, práticas pedagógicas em Educação do Campo (Pedagogia da Alternância). É membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) e da Red Temática de Investigación de Educación Rural (RIER), México.

Pubblicato

2025-12-20

Fascicolo

Sezione

Dossiê 53 (set.-dez. 2025): As práticas de formação de professores de língua e de literatura