A influência de fatores sócio-funcionais e o papel das Tradições Discursivas na gramaticalização da construção Vossa Mercê
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2025.90063Parole chiave:
Vossa mercê, Gramaticalização, Tradições discursivas., Linguística funcional.Abstract
O presente trabalho analisa quantitativa e qualitativamente os usos da construção Vossa Mercê em documentação medieval e clássica portuguesa de modo a investigar, à luz dos pressupostos teóricos da Linguística Funcional, quais fatores sintático-semânticos, discursivos e sócio-pragmáticos atuaram no processo de gramaticalização dessa construção. Os resultados indicam que a construção como sintagma nominal era mais comum em textos mais antigos e que as ocorrências de Vossa Mercê como forma de tratamento sofrem um aumento a partir da segunda metade do século XV. A análise de estruturas recorrentes com Vossa Mercê nas crônicas medievais mostra que a capacidade do Rei de conceder mercês, isto é, as atribuições reais se confundiram, metonimicamente, com a própria figura do Rei. Assim, de uma estratégia discursiva que garantia polidez em atos comunicativos de pedidos destinados ao Rei, Vossa Mercê passa a ser utilizada em referência direta a sua pessoa e depois a qualquer outro alocutário com menor poder. Os resultados também comprovaram que o sintagma Vossa Mercê pode ter sido transportado para as crônicas medievais e clássicas por meio da influência de uma tradição discursiva latina mais antiga inserida primeiramente na documentação epistolar, como proposto por Koch (2008).
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
L'approvazione degli articoli implica l'assegnazione immediata e gratuita dei diritti di pubblicazione su questo periodico. Gli autori autorizzano il Programma post-laurea in Lettere e Linguistica (PPLIN) di riprodurlo e pubblicarlo sulla rivista SOLETRAS, sotto i termini "riproduzione" e "pubblicazione" come definizione dell'articolo 5 della legge 9610/98. Gli autori continueranno ad avere il copyright per le pubblicazioni successive. È possibile accedere all'articolo sul World Wide Web(http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), essere autorizzato, gratuitamente, a consultare e riprodurre una copia dell'articolo per uso proprio di coloro che lo consultano. I casi di plagio o qualsiasi illegalità nei testi presentati sono di esclusiva responsabilità degli autori.
