O discurso da inovação no ensino: uma análise semiótica
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2023.80345Parole chiave:
Inovação discurssiva , Professor, SemióticaAbstract
A busca pela inovação está fortemente presente em diversos setores da sociedade, impondo-se como necessidade do fazer pedagógico, em todos os níveis de ensino, e também da pesquisa científica. Gamificação, sala de aula invertida e uso de plataformas digitais, entre outras, são propagadas como práticas inovadoras. Tais práticas estão previstas em documentos e diretrizes oficiais para o ensino, como a Lei que institui a Política Nacional de Educação Digital (PNED/ 2023) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Partindo dessa constatação, o trabalho tem por objetivo discutir e problematizar, com base na semiótica discursiva de linha francesa, o tema da inovação no âmbito da educação, mais especificamente no caso do ensino de Língua Portuguesa. Acredita-se que, por meio do instrumental teórico consolidado da semiótica, pode-se contribuir para o debate crítico sobre a inovação, oferecendo saídas teóricas e metodológicas erigidas da área dos estudos da linguagem.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
L'approvazione degli articoli implica l'assegnazione immediata e gratuita dei diritti di pubblicazione su questo periodico. Gli autori autorizzano il Programma post-laurea in Lettere e Linguistica (PPLIN) di riprodurlo e pubblicarlo sulla rivista SOLETRAS, sotto i termini "riproduzione" e "pubblicazione" come definizione dell'articolo 5 della legge 9610/98. Gli autori continueranno ad avere il copyright per le pubblicazioni successive. È possibile accedere all'articolo sul World Wide Web(http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), essere autorizzato, gratuitamente, a consultare e riprodurre una copia dell'articolo per uso proprio di coloro che lo consultano. I casi di plagio o qualsiasi illegalità nei testi presentati sono di esclusiva responsabilità degli autori.
