O livro didático no ensino de língua estrangeira: atividades de pronúncia
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2014.7621Parole chiave:
Língua Inglesa, Livro didático, Pronúncia, Interacionismo, Abordagem Comunicativa.Abstract
As teorias de aquisição de linguagem nos permitem refletir sobre a prática de salade aula que temos hoje. Ao pensar nessa relação, também é necessário que o materialdisponível aos professores seja analisado. Nessa perspectiva, propõe-se neste artigo, a partirde uma breve revisão teórica sobre o interacionismo e a abordagem comunicativa, umareflexão das propostas de atividades de um livro didático em relação às atividades específicasde pronúncia em sala de aula. Tomamos como recorte para essa análise o livro Freeway(2010) – ensino de inglês como língua estrangeira (LE) – por ser o único escolhido peloMEC, e adotado por escolas públicas, que contém atividades que trabalham a pronúnciabaseadas em conhecimentos fonético-fonológicos. A relevância de se discutir esta questãoreside na importância de o aluno perceber as diferenças dos sistemas sonoros da línguamaterna e da língua alvo no processo de aquisição desta. Observamos que as atividades dolivro são pertinentes, mas não condizem com uma abordagem comunicativa, conformesugerem os autores da obra. Embora ainda haja certa distância entre o que propõe o autor e oque termina por ser realizado na prática, essas atividades de treino de pronúncia melhoram odesempenho e podem, consequentemente, auxiliar em uma comunicação efetiva.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
L'approvazione degli articoli implica l'assegnazione immediata e gratuita dei diritti di pubblicazione su questo periodico. Gli autori autorizzano il Programma post-laurea in Lettere e Linguistica (PPLIN) di riprodurlo e pubblicarlo sulla rivista SOLETRAS, sotto i termini "riproduzione" e "pubblicazione" come definizione dell'articolo 5 della legge 9610/98. Gli autori continueranno ad avere il copyright per le pubblicazioni successive. È possibile accedere all'articolo sul World Wide Web(http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), essere autorizzato, gratuitamente, a consultare e riprodurre una copia dell'articolo per uso proprio di coloro che lo consultano. I casi di plagio o qualsiasi illegalità nei testi presentati sono di esclusiva responsabilità degli autori.