O livro didático no ensino de língua estrangeira: atividades de pronúncia
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2014.7621Keywords:
Língua Inglesa, Livro didático, Pronúncia, Interacionismo, Abordagem Comunicativa.Abstract
As teorias de aquisição de linguagem nos permitem refletir sobre a prática de salade aula que temos hoje. Ao pensar nessa relação, também é necessário que o materialdisponível aos professores seja analisado. Nessa perspectiva, propõe-se neste artigo, a partirde uma breve revisão teórica sobre o interacionismo e a abordagem comunicativa, umareflexão das propostas de atividades de um livro didático em relação às atividades específicasde pronúncia em sala de aula. Tomamos como recorte para essa análise o livro Freeway(2010) – ensino de inglês como língua estrangeira (LE) – por ser o único escolhido peloMEC, e adotado por escolas públicas, que contém atividades que trabalham a pronúnciabaseadas em conhecimentos fonético-fonológicos. A relevância de se discutir esta questãoreside na importância de o aluno perceber as diferenças dos sistemas sonoros da línguamaterna e da língua alvo no processo de aquisição desta. Observamos que as atividades dolivro são pertinentes, mas não condizem com uma abordagem comunicativa, conformesugerem os autores da obra. Embora ainda haja certa distância entre o que propõe o autor e oque termina por ser realizado na prática, essas atividades de treino de pronúncia melhoram odesempenho e podem, consequentemente, auxiliar em uma comunicação efetiva.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.