Verbos modais como estratégia linguístico-discursiva de polidez linguística e preservação de faces nas interações médico-médico e médico-paciente da série House
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2016.22092Parole chiave:
Interação, Preservação da Faces, Polidez linguística, Modalidade.Abstract
A polidez linguística ancora a construção, manutenção e preservação de faces dos interlocutores, de sorte que o monitoramento da produção de eventos comunicativos é primordial nesses processos. O objetivo do presente estudo é analisar as estratégias de polidez e preservação de faces em diálogos entre os personagens médicos da série televisiva House (2004-2012)e pacientes, atentando para o fato de que tais estratégias fazem parte da construção discursiva dos artefatos linguísticos típicos dessa profissão. Como suporte teórico, usamos os estudos de Brown e Levinson (1987), Goffman (1967) e Paiva (2008), no que diz respeito aos conceitos de polidez positiva, negativa e preservação de faces. Primeiramente, escolhemos doze episódios da série citada, coletamos os scripts na língua original do programa (inglês) através da consulta apáginas da internet e conferimos a transcrição com o áudio. Em seguida, separamos os diálogos em que havia interações entre pacientes e médicos para avaliar como os verbos modais poderiam colaborar, ou não, para o processo de polidez e preservação da imagem/face de seus interlocutores. As ocorrências analisadas mostraram que os médicos participantes da equipe de House buscaram preservar sua face através do uso de verbos modais e da inclusão de suas figuras nos enunciados. Como fator mitigador de responsabilidade ou diminuição da força ilocucionária de seus atos de fala, tais profissionais funcionaram como fonte e alvo de seus enunciados. Portanto, podemos concluir que o uso de tais verbos viabilizam a redução do peso da responsabilidade e de atos ameaçadores de face nas interações sociais representadas pela série.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
L'approvazione degli articoli implica l'assegnazione immediata e gratuita dei diritti di pubblicazione su questo periodico. Gli autori autorizzano il Programma post-laurea in Lettere e Linguistica (PPLIN) di riprodurlo e pubblicarlo sulla rivista SOLETRAS, sotto i termini "riproduzione" e "pubblicazione" come definizione dell'articolo 5 della legge 9610/98. Gli autori continueranno ad avere il copyright per le pubblicazioni successive. È possibile accedere all'articolo sul World Wide Web(http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), essere autorizzato, gratuitamente, a consultare e riprodurre una copia dell'articolo per uso proprio di coloro che lo consultano. I casi di plagio o qualsiasi illegalità nei testi presentati sono di esclusiva responsabilità degli autori.
