A etapa da compreensão na leitura de textos escritos: um estudo com o gênero resumo
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2014.12482Parole chiave:
Leitura, Ensino de línguas, gênero textual.Abstract
Este artigo teve como objetivo analisar o processo de compreensão do ResumoAcadêmico a partir dos pressupostos teóricos relacionados à leitura, concebidos por autorescomo Coracini (1995), Leffa (1996), Dell’Isola (1996), Menegassi (2005; 2010). A fim deanalisarmos o material coletado, discorremos acerca das concepções de leitura queperpassaram o ensino de línguas na educação brasileira, adotando e focando a concepção deleitura interacionista (LEFFA, 1996) como facilitadora no trabalho com a leitura em sala deaula. Também, fazemos uma exposição das etapas de leitura, principalmente do processo decompreensão, que é o foco, abordando sua avaliação, bem como suas propriedades.Estratégias de avaliação são apresentadas aqui, as quais foram propostas por Borafull (2003) eestão divididas em: antes, durante e após a leitura. Como o resumo é uma produção escritaque se realiza após a leitura de outro texto, este será o critério de avaliação proposto aqui. Aanálise de material deu-se por meio de um Resumo Acadêmico produzido em uma turma do1º ano de Letras de uma universidade pública do Paraná. A partir dessas análises e discussões,acreditamos que o Resumo Acadêmico se constitui num recurso importante para a avaliaçãoda compreensão leitora, sendo uma alternativa autêntica de texto para tal finalidade.
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