Livros didáticos de português: como enfocam concordância e sujeito posposto?

Autori

  • Monique Alves Vitorino Universidade Federal de Pernambuco
  • Cláudia Roberta Tavares Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7915

Parole chiave:

Sujeito posposto. Concordância verbal. Livro didático. Gramática normativa. Verbos inacusativos.

Abstract

A tradição gramatical atesta que o constituinte com o qual o verbo desencadeia concordância é o sujeito da oração. Contudo, observa-se que, em sentenças que apresentam aordem V(erbo) S(ujeito) no português brasileiro (PB), há forte tendência à ausência de concordância verbal em contextos inacusativos. Levando-se em consideração a arraigada ligação do livro didático (LD) com a tradição normativa gramatical e a tendência à maior proximidade vista em exames vestibulares e Enem com os atuais estudos sobre o PB, este trabalho objetiva investigar como o LD de ensino médio trata a questão da concordância relacionada ao sujeito posposto. Para tanto, selecionamos duas coleções de LDs de português, amplamente adotadas pelas escolas públicas, para a realização de uma análise qualitativa.Fundamentamos o estudo em Silva (2004), Pontes (1986), Bagno (2011), Berlinck (1988) eoutros. Os resultados apontam para a conformidade do LD com o que ensina a gramáticanormativa tradicional, isto é, não está prevista a ausência de concordância verbal com sujeitoposposto, tão produtiva no PB, o que nos revela a dissonância entre o que se espera do alunoegresso do EM e o que o livro didático seleciona como matéria de sala de aula, bem comocom o tipo de abordagem teórica sugerida.

Biografie autore

Monique Alves Vitorino, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco e doutoranda, nesta instituição, na área de concentração Linguística. Atua como tutora do curso de Letras a Distância da UFPE. E-mail: moniquevitorino@gmail.com. Celular: (81) 8508 5470.

Cláudia Roberta Tavares Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Letras de Universidade Federal de Pernambuco e Professora Adjunto 3 na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Publicou recentemente o capítulo Marcação das relações gramaticais sujeito e objeto nas línguas germânicas, românicas e no crioulo caboberdiano, no livro Estudos e pesquisas em teoria da gramática (Denilda Moura; Marcelo Amorim Sibaldo (Orgs.). Maceió: EDUFAL, 2013, p. 107-138). E-mail: claudiarobertats@gmail.com

Pubblicato

2014-03-31