LUCIA MCCARTNEY E A HISTÓRIA LITERÁRIA COMO DISRUPÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.12957/soletras.2010.5167Résumé
A obra de Rubem Fonseca, Lucia McCartney, encontra-se noconjunto de publicações dos anos 70, em uma situação de confrontobastante complexa. Confronto perante as categorias literárias consideradascanônicas e, igualmente, confronto ante as ideias sedimentadasque antecedem os anos 60 marcados pelo seu cunho conservador.Tal contexto nos levou a acionar, no interior de sua própria narrativa,as discussões sobre arte e cultura por meio de encenações literáriasexperimentais (o que em si já é um confronto) e, finalmente, confrontocom um contexto sociocultural e político bastante tumultuado:a ditadura militar no Brasil 64/84.Essa situação de confronto dificulta a compreensão do objetoliterário pela amplificação de suas significações, visto sua complexidade,e poderia nos levar a privilegiar um dos aspectos acima citadosem detrimento de sua unidade objetal inscrita em sua discursividade– ao mesmo tempo, deslizante, insidiosa e brutal – parti pris, que,evidentemente, a nosso ver, poderia conduzir a uma abordagem simplistada obra do escritor. Nosso propósito é abordar esse objeto doponto de vista da pós-modernidade, sabendo, entretanto, das dificuldadesque tal escolha nos coloca, sobretudo no que se refere às possíveise perigosas reduções teóricas.Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
L'approbation des articles implique le transfert immédiat et gratuit des droits de publication dans ce magazine. L’auteur ou les auteurs autorisent le programme de Post-Graduation en Lettres et Linguistique (PPLIN) à le reproduire et à le publier dans le magazine SOLETRAS, les termes "reproduction" et "publication" en accordant avec l'article 5e de la Loi 9610/98. Le ou les auteurs continueront d’avoir le droit d’auteur pour les publications futures. L’article peut être consulté par le réseau informatique mondial (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), étant autorisé, à titre gratuit, à la consultation et à la reproduction d’une copie de l’article. Les cas de plagiat ou d'illégalité dans les textes présentés n'engagent que leurs auteurs.