LUCIA MCCARTNEY E A HISTÓRIA LITERÁRIA COMO DISRUPÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2010.5167Abstract
A obra de Rubem Fonseca, Lucia McCartney, encontra-se noconjunto de publicações dos anos 70, em uma situação de confrontobastante complexa. Confronto perante as categorias literárias consideradascanônicas e, igualmente, confronto ante as ideias sedimentadasque antecedem os anos 60 marcados pelo seu cunho conservador.Tal contexto nos levou a acionar, no interior de sua própria narrativa,as discussões sobre arte e cultura por meio de encenações literáriasexperimentais (o que em si já é um confronto) e, finalmente, confrontocom um contexto sociocultural e político bastante tumultuado:a ditadura militar no Brasil 64/84.Essa situação de confronto dificulta a compreensão do objetoliterário pela amplificação de suas significações, visto sua complexidade,e poderia nos levar a privilegiar um dos aspectos acima citadosem detrimento de sua unidade objetal inscrita em sua discursividade– ao mesmo tempo, deslizante, insidiosa e brutal – parti pris, que,evidentemente, a nosso ver, poderia conduzir a uma abordagem simplistada obra do escritor. Nosso propósito é abordar esse objeto doponto de vista da pós-modernidade, sabendo, entretanto, das dificuldadesque tal escolha nos coloca, sobretudo no que se refere às possíveise perigosas reduções teóricas.Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.