As emoções em Libras: uma análise da conversa entre Youtubers
DOI :
https://doi.org/10.12957/soletras.2020.46997Mots-clés :
Libras, Emoções, Análise da Conversa, Interação, SociolinguísticaRésumé
As emoções fazem parte da vida social, e podem ser analisadas discursivamente através de práticas sociais. Os sentimentos são inerentes a todos os seres humanos, mas as formas como eles expressam ou significam os sentimentos nas relações sociais são sensíveis ao contexto situacional e sócio-cultural. O presenta estudo analisa as emoções na interação, no contexto da rede social, na interação em Libras entre um surdo e uma ouvinte. O objetivo consiste em demonstrar a coconstrução das emoções enquanto fabricação dos sentimentos na situação analisada. A pesquisa é qualitativa, na perspectiva da Análise da Conversa, de natureza multimodal. Na abordagem teórica, foram utilizados estudos sobre o humor, a ironia e accounts. Como procedimento de geração e análise dos dados, foram desenvolvidas tradução/transcrição do vídeo disponível no Canal Youtube. A partir da análise, compreendemos que o humor e a ironia foram expostos accounts e como estratégia sócio interacional para autopreservação da imagem e defender a face de perguntas provocar uma situação embaraçosa e constrangedora.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
L'approbation des articles implique le transfert immédiat et gratuit des droits de publication dans ce magazine. L’auteur ou les auteurs autorisent le programme de Post-Graduation en Lettres et Linguistique (PPLIN) à le reproduire et à le publier dans le magazine SOLETRAS, les termes "reproduction" et "publication" en accordant avec l'article 5e de la Loi 9610/98. Le ou les auteurs continueront d’avoir le droit d’auteur pour les publications futures. L’article peut être consulté par le réseau informatique mondial (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), étant autorisé, à titre gratuit, à la consultation et à la reproduction d’une copie de l’article. Les cas de plagiat ou d'illégalité dans les textes présentés n'engagent que leurs auteurs.