As emoções em Libras: uma análise da conversa entre Youtubers
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2020.46997Keywords:
Libras, Emoções, Análise da Conversa, Interação, SociolinguísticaAbstract
As emoções fazem parte da vida social, e podem ser analisadas discursivamente através de práticas sociais. Os sentimentos são inerentes a todos os seres humanos, mas as formas como eles expressam ou significam os sentimentos nas relações sociais são sensíveis ao contexto situacional e sócio-cultural. O presenta estudo analisa as emoções na interação, no contexto da rede social, na interação em Libras entre um surdo e uma ouvinte. O objetivo consiste em demonstrar a coconstrução das emoções enquanto fabricação dos sentimentos na situação analisada. A pesquisa é qualitativa, na perspectiva da Análise da Conversa, de natureza multimodal. Na abordagem teórica, foram utilizados estudos sobre o humor, a ironia e accounts. Como procedimento de geração e análise dos dados, foram desenvolvidas tradução/transcrição do vídeo disponível no Canal Youtube. A partir da análise, compreendemos que o humor e a ironia foram expostos accounts e como estratégia sócio interacional para autopreservação da imagem e defender a face de perguntas provocar uma situação embaraçosa e constrangedora.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.