POESIA É VOAR FORA DA ASA OS LIMITES DO ENSINO DA LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2009.7014Resumen
Ao repensar o ensino de leitura procurei, neste trabalho, partirde algumas reflexões teóricas – Roger Chartier e Pierre Bourdier(1996), Umberto Eco (1985), somadas a algumas reflexões em Análisedo Discurso (Orlandi, 1996) e a desconstruções na “escritura”operadas por Barthes (2004)51 e Derrida (1971) -, visando a melhordesenvolver as práticas de leitura em salas de aula, com ênfase noEnsino Superior. Abro aqui um parêntese para explicar brevemente aminha relação com o chamado 3º grau: a Uerj, no Município de SãoGonçalo, é uma Faculdade de Formação de Professores e, com estaconfiguração, seu Curso de Graduação tem a peculiaridade de permitirum trabalho essencialmente multiplicador. Lá se desenvolve umametodologia de duplo alcance no sentido mais imediato, especialmentenas Disciplinas de Metodologia e Práticas de Ensino: lida-sediretamente com alunos que se tornarão – ou já são – professores; ouseja, alunos do nível Superior os quais, por sua vez, interagem, emseus estágios e vida profissional, com alunos dos Ensinos Fundamentale Médio – níveis com que se tem, portanto, alcance indireto.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La aprobación de los artículos implica la concesión inmediata y sin coste de los derechos de publicación en esta revista. Los autores autorizan al Programa de Posgrado en Letras y Lingüística (PPLIN) a reproducirlos y publicarlos en la revista SOLETRAS, comprendiendo los términos “reproducción” y “publicación” según la definición del artículo 5º de la ley 9610/98. Los autores seguirán teniendo los derechos de autor en publicaciones posteriores.Se podrá acceder al artículo a través de la red mundial de ordenadores(http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), siendo permitidas, a título gratuito, la consulta y la reproducción del ejemplar del artículo para elpropio uso del interesado.Casos de plagio o de cualquier ilegalidad en los textos presentados son responsabilidad exclusiva de sus autores.