A declaração de morte, um revelador de dificuldades interacionais no serviço telefônico de emergência

Autores/as

  • Marty Laforest Universidade de Quebec em Trois-Rivières
  • Jessica Rioux-Turcotte Universidade de Quebec em Trois-Rivières.

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2020.47482

Palabras clave:

Chamadas de emergência, Dificuldades de comunicação, Interação, Linguagem no trabalho, Formação profissional

Resumen

Nas chamadas telefônicas dirigidas ao serviço de emergência, é comum que o estado emocional do chamador esteja alterado, em virtude do caráter perturbador do acontecimento motivador da chamada e da necessidade de se tomarem providências rapidamente. No entanto, apesar da premência característica de tais situações, um olhar atento revela que essas interações costumam desenvolver-se de maneira eficiente e inteligível, e podem ser consideradas harmoniosas.  Há, entretanto, uma situação singular que é marcada pelo surgimento de dificuldades de comunicação entre o chamador e o atendente: quando uma pessoa é declarada morta. Esta contribuição se interessa pelas chamadas de emergência em que é feito um anúncio de morte. Nossa análise, conduzida numa perspectiva interacionista, baseia-se num corpus de chamadas dirigidas ao serviço telefônico de emergência 9-1-1. Descreve a resistência do chamador às solicitações e às instruções do atendente nessa situação. Concluímos que esse desalinhamento interacional está associado ao caráter padronizado do treinamento recebido pelos atendentes.

Biografía del autor/a

Marty Laforest, Universidade de Quebec em Trois-Rivières

Doutora em Linguística pela Universidade Laval (Quebec, Canadá). Membro do Centro de Pesquisa Interuniversitária de Francês em Uso no Quebec (CRIFUQ) e da Associação Internacional de Linguistas Forenses. Professora titular da Universidade de Quebec em Trois-Rivières.

Publicado

2020-01-08

Cómo citar

LAFOREST, Marty; RIOUX-TURCOTTE, Jessica. A declaração de morte, um revelador de dificuldades interacionais no serviço telefônico de emergência. Revista Soletras, Rio de Janeiro, Brasil, n. 39, p. 15–49, 2020. DOI: 10.12957/soletras.2020.47482. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/47482. Acesso em: 7 abr. 2026.

Número

Sección

Dossiê: Acidentes na interação : expressão e controle da emoção e do afeto