A sequência didática no contexto do Ensino Fundamental: relações entre a concepção docente e o planejamento de atividades
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2018.31802Palabras clave:
Ensino de Gêneros, Transposição Didática, Sequência Didática.Resumen
A sequência didática (SD) é um meio eficaz para transpor didaticamente os gêneros textuais, tornando-os ensináveis em situações efetivas de comunicação. Esta pesquisa classifica-se como um estudo de caso (GIL, 1999) e busca analisar a relação entre a concepção docente e o planejamento de uma sequência didática por uma professora da rede pública de Ensino da cidade de Campina Grande-PB e que participa de um curso de formação continuada. Os dados que constituem o corpus do estudo se originam de uma questão aberta sobre SD, além de uma SD planejada por ela. Como quadro teórico, o estudo se ancora nos trabalhos de BRONCKART (1997, 1999, 2010); MIRANDA (2015); MACHADO e CRISTOVÃO (2009); HILA (2009); e NOVERRAZ, SCHNEUWLY E DOLZ (2004). Os resultados apontam que o conceito de SD da docente se aproxima mais de uma perspectiva educacional do que da área da linguística, nos moldes do grupo genebrino, já que ela a concebe apenas como uma prática metodológica para trabalhar os conteúdos. Apesar disso, as atividades que constituem a SD analisada são bem desenvolvidas e abordam os conteúdos de forma producente, relacionando-os com os objetivos propostos e tomando o gênero como um megainstrumento para o trabalho com a linguagem.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La aprobación de los artículos implica la concesión inmediata y sin coste de los derechos de publicación en esta revista. Los autores autorizan al Programa de Posgrado en Letras y Lingüística (PPLIN) a reproducirlos y publicarlos en la revista SOLETRAS, comprendiendo los términos “reproducción” y “publicación” según la definición del artículo 5º de la ley 9610/98. Los autores seguirán teniendo los derechos de autor en publicaciones posteriores.Se podrá acceder al artículo a través de la red mundial de ordenadores(http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), siendo permitidas, a título gratuito, la consulta y la reproducción del ejemplar del artículo para elpropio uso del interesado.Casos de plagio o de cualquier ilegalidad en los textos presentados son responsabilidad exclusiva de sus autores.
