Second person singular object pronouns: an analysis of 20th century writing by Graciliano Ramos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2025.90040

Keywords:

Sociolinguística Histórica, Graciliano Ramos , Fatores Linguísticos, Língua escrita

Abstract

In this paper, we analyze the use of second-person singular object pronouns in personal letters by Graciliano Ramos, with the aim of analyzing which linguistic and extralinguistic factors influenced the advancement of the forms of the você paradigm and which acted as resistance and favored the tu paradigm. To this end, we analyzed 110 letters written between 1910 and 1952 by the illustrious alagoan in response to family members and a friend. As a theoretical-methodological contribution, we base ourselves on Historical Sociolinguistics. The independent linguistic variables analyzed were: morphosyntactic context and treatment subsystem in the subject position; and the extralinguistic variables: period and type of relationship between the senders. The results showed that the tu paradigm were the majority in the corpus, but from 1930 onwards, the forms of você and the null became more frequent, surpassing the forms of tu. It was observed that the use of você was more favored by the dative morphosyntactic context, when você was the exclusive subject and in asymmetrical relations. The forms of tu predominated in the accusative context, in letters with tu as the exclusive subject and in symmetrical relations. The letters sent to the wife, despite being symmetrical, favored the paradigm of você.

Author Biographies

Waldenia Maria da Silva, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL/UFAL)

Possuo graduação em Letras - Português pela Universidade Federal de Alagoas, mestrado em Letras e Linguística pelo Programa de Pós - Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas e sou doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós - Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas. Iniciei minha vida acadêmica como pesquisadora através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), além disso atuei como professora em formação inicial no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), como professora de português para estrangeiros no programa Idiomas Sem Fronteiras (ISF) e realizei estágio docência na FALE - UFAL. Ademais, também tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Sociolinguística, Linguística Sócio-Histórica e no ensino de português para estrangeiros

Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar Vitório, Universidade Federal de Alagoas

Professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), lotada na Faculdade de Letras (FALE). Atua como Docente no curso de Letras-Português, Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) e Docente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). É Doutora e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (2012 e 2008), Especialista em Linguística e Ensino do Português pela Universidade Federal do Ceará (2006) e Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2005). Realizou estágio de Pós-Doutorado na Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) - PDJ/CNPq e no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (2014) - PNPD/Capes. Atua na linha de Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Sociolinguística Variacionista e Sociolinguística Histórica, coordenando o grupo de pesquisa Sociolinguística, variação, significados sociais e ensino. Atualmente faz parte da comissão científica da área de Sociolinguística da ABRALIN, integra o GT de Sociolinguística da Anpoll e é membro do Comitê de Ética e Pesquisa da UFAL.

Published

2025-04-30

Issue

Section

Dossiê 51: Perspectivas históricas nos estudos linguístico-gramaticais