A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A REALIDADE BRASILEIRA: PARADOXOS E DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO E COMO A LINGUÍSTICA APLICADA PODE ANALISÁ-LOS E APONTAR SOLUÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2009.7027Abstract
A principal questão que se levantará neste trabalho de LinguísticaAplicada dirá respeito a como se produz comunicação humananum ambiente de aprendizagem bastante recente no Brasil, aEaD, ou Educação a Distância, que teve sua chancela legal mais nítida,neste território, com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases6) (CARNEIRO,1998). Os dados evidenciam a necessidade de ocupação cadavez maior com os problemas relacionados à modalidade de ensinoem questão: cresce em ritmo acelerado a EaD no Brasil. Se, em2002, eram 46 cursos e 40 mil alunos, em 2006 passaram para 349 e207 mil, respectivamente, segundo dados do Ministério da Educação(GUIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2009) . E a oferta acompanhaa procura pelos cursos na mesma velocidade.Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.
