A MALANDRAGEM COMO EMBLEMA NACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2009.7004Abstract
O malandro stricto senso já estaria extinto quando, durante adécada de 1970, é recuperado como tema ou objeto por uma série deproduções no meio intelectual. Na tentativa de compreender essaemergência de discursos em torno de um único tópico, então consideradouma lembrança já distante, o antropólogo Gilmar Rocha promoveuma análise cujo grande mérito é o saldo crítico de obras queaté a atualidade, mais de trinta anos depois, permanecem entre osprincipais títulos sobre o universo malandro. Entre essas, a versãofílmica de Macunaíma, por Joaquim Pedro de Andrade (1969), oclássico ensaio Dialética da Malandragem, de Antonio Candido(1970), a estreia da peça musical Ópera do Malandro, de Chico Buarque(1978) e o lançamento de Carnavais, Malandros e Heróis, deRoberto DaMatta (1979).Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.