A CENA ABERTA: MULTIPLICIDADE POLIFÔNICA NAS NARRATIVAS DE SÉRGIO SANT’ANNA E JOÃO GILBERTO NOLL
Abstract
Ítalo Calvino aponta, dentre as principais qualidades da arteliterária nesta virada de milênio, a multiplicidade como sendo um deseus atributos particularmente essenciais. A multiplicidade, segundoo crítico e escritor, se constitui numa vocação do romance contemporâneopara se compor como “rede de conexões entre os fatos, entreas pessoas, entre as coisas do mundo” (CALVINO, 1994, p. 121).Com efeito, grande parte da produção romanesca atual tem seu projetoestético calcado na multiplicidade, aspecto que norteia as açõese os pensamentos no mundo globalizado. A contemporaneidade évista como uma trama de signos, de discursos, de acontecimentossimultâneos que constroem realidades plurais e mutantes, cuja heterogeneidadenão cabe mais nos limites de uma narrativa ordenada ehierarquizada.Downloads
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.