Calçada da fome: sobre os anjos e os mortos no Passeio da Glória
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2016.27190Abstract
Resumo: Nesta reflexão sobre ontologias visuais, transita-se entre as fotografias antigas de pessoas provavelmente já mortas e o mercado vivo das ruas do Rio de Janeiro, notadamente no bairro da Glória, onde se observa o trabalho dos trapeiros numa área conhecida como “calçada da fome”. É nesse espaço intertextual/intermidial que a cidade transforma-se num palco no qual se descortinam os modos de sobrevivência do flâneur e do passante, do trapeiro e do colecionador, e de tantos outros personagens criados por Walter Benjamin (1892 - 1940) e pela poesia de Charles Baudelaire (1821 - 1867). Esse movimento, que conecta em seu trajeto sujeitos, fotografias, artes plásticas, a cidade e suas ruínas, segue os sinais da “iluminação profana” proposta por Benjamin em O Surrealismo – O último instantâneo da inteligência europeia (1929). Por isso, a cidade é vista como um tableau vivant e aqueles artigos ali espalhados, objetos reunidos e ressignificados, formam o labirinto da memória e mapa contemporâneo da própria metrópole.
Palavras-chave: Walter Benjamin. Fotografia. Memória. História Social. Medium-de-reflexão
Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.