Perspectivas para o trabalho com projetos didáticos: produção de poemas na escola
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2014.16315Abstract
Nos PCNs referentes à língua portuguesa, a perspectiva de linguagem norteadora dotrabalho pedagógico é a de fazer convergir o ensino para os usos sociais da língua em ummovimento de afastamento de uma prática docente centrada no enfoque de conteúdos datradição gramatical ou literária, que, por vezes, ganha espaço nas salas de aula. No modelotradicional de ensino de língua portuguesa, devido à adoção da concepção delinguagem/língua como código/sistema de normas, os conhecimentos mobilizados são os dagramática normativa, apresentados de maneira fragmentada e descontextualizada, através demétodos que primam pelo incentivo à simples memorização em detrimento da reflexão sobreas condições de existência das diversas formas de linguagem que transitam socialmente.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.