Livros didáticos de português: como enfocam concordância e sujeito posposto?
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7915Keywords:
Sujeito posposto. Concordância verbal. Livro didático. Gramática normativa. Verbos inacusativos.Abstract
A tradição gramatical atesta que o constituinte com o qual o verbo desencadeia concordância é o sujeito da oração. Contudo, observa-se que, em sentenças que apresentam aordem V(erbo) S(ujeito) no português brasileiro (PB), há forte tendência à ausência de concordância verbal em contextos inacusativos. Levando-se em consideração a arraigada ligação do livro didático (LD) com a tradição normativa gramatical e a tendência à maior proximidade vista em exames vestibulares e Enem com os atuais estudos sobre o PB, este trabalho objetiva investigar como o LD de ensino médio trata a questão da concordância relacionada ao sujeito posposto. Para tanto, selecionamos duas coleções de LDs de português, amplamente adotadas pelas escolas públicas, para a realização de uma análise qualitativa.Fundamentamos o estudo em Silva (2004), Pontes (1986), Bagno (2011), Berlinck (1988) eoutros. Os resultados apontam para a conformidade do LD com o que ensina a gramáticanormativa tradicional, isto é, não está prevista a ausência de concordância verbal com sujeitoposposto, tão produtiva no PB, o que nos revela a dissonância entre o que se espera do alunoegresso do EM e o que o livro didático seleciona como matéria de sala de aula, bem comocom o tipo de abordagem teórica sugerida.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.