Fronteira, educação e pesquisa

um levantamento das produções acadêmicas de 2014 a 2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2023.80089

Resumo

Resumo: Regiões fronteiriças em que os ambientes formais e informais são culturalmente diversos apresentam-se como campos fecundos para pesquisa em Estudos da Linguagem e nas Ciências Humanas e possibilitam discutir, ampliar investigações acerca da realidade linguística e educacional existente nesses contextos plurais. Dessa forma, revisões bibliográficas tornam-se caminhos necessários para a composição de inventários das produções acadêmicas voltadas à compreensão do tema em questão. Nosso objetivo neste artigo é, inicialmente, apresentar um levantamento de teses que abordam o tema da educação em contextos de fronteiras brasileiras, com intuito de identificar quais problemáticas foram contempladas nas produções acadêmicas, quais desafios e contribuições que emergem destes e para estes contextos fronteiriços. Além disso, visamos mapear quais desses estudos se articulam questões e fenômenos linguísticos que se dão em contextos de Educação Básica. Tomamos como método investigativo a pesquisa bibliográfica e procedemos de forma sistemática para uma revisão de literatura referente ao tema proposto. Utilizamos como base de dados o portal Capes (Teses e Dissertações) e privilegiamos somente as teses produzidas na última década (de 2014 a 2023). Como resultado, obtivemos um panorama significativo acerca das várias realidades educacionais e linguísticas vivenciadas em diferentes contextos fronteiriços e que fomentam futuras investigações.

Biografia do Autor

Cátia Regina Guidio Alves de Oliveira, Unioeste

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. E-mail: catiadeoliveira1963@gmail.com

Renata A Oliveira, Unioeste

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Bolsista Capes. E-mail: renatamacska@gmail.com

Isis Ribeiro Berger, Unioeste

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. E-mail: prof.isisberger@gmail.com

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa sobre as línguas e as linguagens e suas interfaces com a educação básica