“Ao Sul do berço da humanidade”:

colonialidade, língua e letramento no ensino de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2023.79980

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se parte de uma investigação sobre transições teórico-metodológicas em direção à decolonialidade na formação universitária de docentes de língua portuguesa. O objetivo do artigo é explorar concepções de língua e letramento que perpassam o ensino de língua portuguesa, problematizando-se suas relações com a colonização epistêmica, bem como com epistemicídios e glotocídios. Toma-se como marco teórico o conceito de colonialidade (QUIJANO, 1997, 2005 e 2007), que assinala a permanência do padrão capitalista, moderno e colonial, baseado na classificação racial, em sociedades contemporâneas. A premissa deste artigo é que a transformação do ensino de língua portuguesa implica a compreensão do impacto das energias coloniais de dominação, exploração e conflito em concepções, práticas, discursos e documentos sobre o ensino de língua portuguesa. Nesse sentido, examina-se o apagamento do multilinguismo no Brasil colonial, assim como a concepção hegemônica de letramento, ligada à escolarização e ao domínio da norma padrão escrita. Entende-se ambas as ideias como traços da colonialidade do saber. Considerando-se que a conjugação entre elas contribui para o reforço de dominações posicionadas na interseção de raça, classe e gênero, que são produzidas e reproduzidas na língua/linguagem, indicam-se possíveis caminhos transformativos a partir das noções de cosmopolitismo linguístico, linguajamento e letramentos pluridiversos.

Biografia do Autor

Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Brasil.

Doutora em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Mestre em Letras (Ciência da Literatura) pela mesma universidade (1995).Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Faculdade de Formação de Professores, no Departamento de Letras. Membro do corpo docente do Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS e dos cursos de Especialização em Educação Básica e Estudos Literários na FFP/UERJ. Desenvolve atualmente pesquisa de pós Doutorado sobre Multiletramentos e letramentos críticos em contextos periféricos, no Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade do Estado de São Paulo, sob supervisão da Professora Doutora Walkyria Monte Mór. É coordenadora do projeto de Extensão " Letrajovem: oficinas de Língua Portuguesa para Jovens e Adultos em Situação de Vulnerabilidade Sociali", realizado em convênio com o Departamento de Acompanhamento de Projetos Especiais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e em parceria com o Centro de Recursos Integrados de Atenção ao Adolescente de São Gonçalo. Tem experiência em projetos de Letramento numa perspectiva sociocultural e desenvolve pesquisas sobre formação de professores e desigualdades sociais. Atua principalmente nos seguintes temas: leitura e formação de leitores, letramento de jovens e adultos, metodologia do ensino de língua portuguesa e formação de professores. Membro (pesquisador) do Grupo de Pesquisa “Linguagem & Sociedade” (FFP/UERJ-CNPq).Líder do grupo de pesquisa "Conversa de Professor; construindo relações entre teoria e metodologia em uma comunidade de práticas - COP (FFP/UERJ -CIEP 250 - UNESA).

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa sobre as línguas e as linguagens e suas interfaces com a educação básica