No soar do tambor: carimbó em prática educativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2023.79870

Palabras clave:

gênero canção, carimbó, prática educativa, Língua Portuguesa

Resumen

Inserida no campo da Linguística Aplicada, ancorada nos estudos dialógicos da linguagem e na Pedagogia Crítica, essa pesquisa traz como resultado uma proposição de uma prática educativa flexível para o processo de ensino-aprendizagem do componente curricular Língua Portuguesa na Educação Básica. Trata-se de uma proposta de prática educativa com a canção Tambor do norte de Dona Onete, cuja abordagem associa as características da canção, compreendida como gênero multissemiótico da esfera artístico-cultural, ao ensino-aprendizagem de línguas. Seguindo os caminhos freirianos, da defesa da prática educativa como libertadora e substancialmente esperançosa, a proposta sugerida visa ao diálogo e às trocas de saberes entre professores e estudantes para a efetivação de conhecimentos diversos, em especial a compreensão de identidade e cultura regional. A canção trabalhada apresenta a união das culturas indígena e negra e um som peculiar de uma das manifestações culturais do norte do Brasil, o carimbó. Como recurso metodológico, orientador da prática educativa, foi adotado o Tetragrama de análise multissemiótica da canção proposto pelo Grupo de Estudos da Canção (GECAN/NELA/UFSC).

Biografía del autor/a

Laise Maciel Maciel Barros, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora. Graduada em Letras licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2013). Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (2016). Doutoranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Catarina. Atou como professora de Língua Portuguesa na Educação Básica, no Pará e em Santa Catarina. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre o gênero canção e é integrante do grupo de estudos da canção (GECAN – PPGL – UFSC).

Marcos Baltar, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Letras licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Francesa. Mestre Linguística pela UFSC (1995). Doutor em Lentras. Pós-doutorado na universidade de Genebra (2006). Pós-doutorado na Escola Superior do Professorado e do Ensino – ESPE de Versailles- Universidade de Cergy Pontoise, França (2015). Pós-doutorado no INALCO de Paris (2021). Coordenador do grupo de estudos sobre a canção (GECAN – PPGL – UFSC). Atua principalmente nas áreas de Linguística e Aplicada e mídia: teorias do agir humano, teorias de gêneros textuais/discursivos, letramento(s) e formação de professores.

Publicado

2023-12-31

Número

Sección

Dossiê: A pesquisa sobre as línguas e as linguagens e suas interfaces com a educação básica