No soar do tambor: carimbó em prática educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2023.79870

Resumo

Inserida no campo da Linguística Aplicada, ancorada nos estudos dialógicos da linguagem e na Pedagogia Crítica, essa pesquisa traz como resultado uma proposição de uma prática educativa flexível para o processo de ensino-aprendizagem do componente curricular Língua Portuguesa na Educação Básica. Trata-se de uma proposta de prática educativa com a canção Tambor do norte de Dona Onete, cuja abordagem associa as características da canção, compreendida como gênero multissemiótico da esfera artístico-cultural, ao ensino-aprendizagem de línguas. Seguindo os caminhos freirianos, da defesa da prática educativa como libertadora e substancialmente esperançosa, a proposta sugerida visa ao diálogo e às trocas de saberes entre professores e estudantes para a efetivação de conhecimentos diversos, em especial a compreensão de identidade e cultura regional. A canção trabalhada apresenta a união das culturas indígena e negra e um som peculiar de uma das manifestações culturais do norte do Brasil, o carimbó. Como recurso metodológico, orientador da prática educativa, foi adotado o Tetragrama de análise multissemiótica da canção proposto pelo Grupo de Estudos da Canção (GECAN/NELA/UFSC).

Biografia do Autor

Laise Barros, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora. Graduada em Letras licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2013). Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (2016). Doutoranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Catarina. Atou como professora de Língua Portuguesa na Educação Básica, no Pará e em Santa Catarina. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre o gênero canção e é integrante do grupo de estudos da canção (GECAN – PPGL – UFSC).

Marcos Baltar, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Letras licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Francesa. Mestre Linguística pela UFSC (1995). Doutor em Lentras. Pós-doutorado na universidade de Genebra (2006). Pós-doutorado na Escola Superior do Professorado e do Ensino – ESPE de Versailles- Universidade de Cergy Pontoise, França (2015). Pós-doutorado no INALCO de Paris (2021). Coordenador do grupo de estudos sobre a canção (GECAN – PPGL – UFSC). Atua principalmente nas áreas de Linguística e Aplicada e mídia: teorias do agir humano, teorias de gêneros textuais/discursivos, letramento(s) e formação de professores.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa sobre as línguas e as linguagens e suas interfaces com a educação básica