Questionando o irredutível

a fotodenúncia como mecanismo para a leitura crítica do mundo

Autores

  • Natália Luczkiewicz da Silva UFAL
  • Flávia Colen Meniconi Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2023.79656

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a postura crítica dos participantes, fundamentada em práticas de letramento crítico e decolonialidade, por meio de oficinas pedagógicas com o gênero fotodenúncia. Os dados se constituem de entrevistas conduzidas com um grupo de estudantes e excertos de produções textuais geradas a partir de registros fotográficos. A coleta dos dados ocorreu em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública situada na cidade de Palmeira dos Índios, Alagoas. A problemática trabalhada diz respeito ao saneamento básico na localidade adjacente à escola, o descarte inadequado de resíduos e o impacto na qualidade de vida da comunidade, considerando que muitos dos participantes da pesquisa residem nessa área. Para tanto, adotamos os preceitos da abordagem qualitativa, sob o arcabouço teórico da decolonialidade (Walsh, 2013; Queiroz et al., 2019; Cusicanqui, 2010) e do letramento crítico (Moreira Junior, 2020; Bezerra, 2019; Meniconi, 2021). Os resultados evidenciam que o emprego do gênero fotodenúncia estimulou a postura crítica dos alunos, possibilitando a mudança de perspectiva, o cultivo da empatia, a busca por justiça social e o entendimento dos direitos e deveres de cada cidadão, dentre outros fatores que desencadeiam uma prática transformadora.

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Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa sobre as línguas e as linguagens e suas interfaces com a educação básica