Legado acadêmico de estudos linguísticos em contexto amazônico mato-grossense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2023.76462

Palavras-chave:

Linguística Aplicada, Sociolinguística, Contexto amazônico.

Resumo

Este artigo analisa as produções acadêmicas em estudos linguísticos defendidas no período de 2018 a 2022 no contexto do Programa de Pós-graduação stricto sensu, Curso de Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLetras), câmpus universitário de Sinop-MT, filiadas ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Sociolinguística, totalizando quarenta dissertações. O objetivo consiste em historicizar o legado acadêmico proporcionado pelas pesquisas nos cinco primeiros anos de existência do programa a partir de um panorama norteado pelas seguintes categorias analíticas: título, objetivo(s) de pesquisa, viés teórico-metodológico, bem como resultados alcançados nos estudos em cada subárea. A análise visa, ainda, apontar possíveis lacunas e temáticas para pesquisas futuras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental de enfoque interpretativista. Os resultados sinalizam que o legado dos estudos linguísticos tem produzido significativas contribuições e mudanças no cenário da educação básica, como também no percurso de aprendizagem, formação pessoal e profissional e constituição identitária de docentes de língua. Conclui-se que as pesquisas da linha dos Estudos Linguísticos do PPGLetras cumprem seu compromisso social e educacional e, ao mesmo tempo, tem um alcance considerável dos municípios que se situam nas regiões periféricas da Amazônia mato-grossense.

Biografia do Autor

Leandra Ines Seganfredo Santos, UNEMAT

Doutora em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada) pela UNESP (Rio Preto) e Pós doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUCSP). É professora concursada na Universidade do Estado de Mato Grosso (Professor Adjunto nível 8); Possui experiência nas áreas de metodologias de ensino de Pedagogia e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de línguas, interdisciplinaridade, ensino-aprendizagem de línguas em diferentes idades e multiletramentos. É líder do GEPLIAS/CNPq (Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Sociolinguística). É membro do CELIN – Centro de Língua(gens). Professora permanente dos Programas de pós-graduação stricto sensu, Mestrado Acadêmico em Letras e Mestrado Profissional em Rede (PROFLETRAS), na UNEMAT. 

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Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa sobre as línguas e as linguagens e suas interfaces com a educação básica