POSSIBILIDADES CARTOGRÁFICAS COM A LITERATURA
EXPERIÊNCIAS COM UMA TURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86157Resumen
O artigo tem como objetivo compreender como os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular localizada no Vale do Taquari/RS se relacionam com os textos literários e de que maneira essa relação lhes possibilita ampliar os conhecimentos, por meio de experiências de leitura. Para aprimorar o entendimento do conceito de experiência, o texto utiliza as investigações de Larrosa (2004) e considera as ponderações de Schwartz (2010), no que diz respeito à importância da experiência como formadora de sujeitos. No que tange à literatura, a investigação também conta com Perissé (2006) e Rouxel; Langlade e Rezende (2013). O estudo é orientado pelo método cartográfico, com base nos estudos de Kastrup (2007), Barros e Passos (2009), Romagnoli (2009), entre outros. Trata-se de um método cujo princípio é acompanhar processos (Kastrup, 2013). A pesquisa-intervenção realizada numa turma do 5º ano do Ensino Fundamental sugere que um dos pontos que conecta as experiências à literatura diz respeito à interação dos estudantes, que é desenvolvida através de práticas proporcionadas em aula. Por fim, este estudo mostra que as práticas estabelecidas nos Seminários movimentaram o pensar reflexivo das crianças, possibilitando-lhes experiências e encontros potentes com os textos literários.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Cihbelle Carolyne Ortolan Cavalleri, Fabiane Olegário

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional