POSSIBILIDADES CARTOGRÁFICAS COM A LITERATURA
EXPERIÊNCIAS COM UMA TURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86157Abstract
O artigo tem como objetivo compreender como os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular localizada no Vale do Taquari/RS se relacionam com os textos literários e de que maneira essa relação lhes possibilita ampliar os conhecimentos, por meio de experiências de leitura. Para aprimorar o entendimento do conceito de experiência, o texto utiliza as investigações de Larrosa (2004) e considera as ponderações de Schwartz (2010), no que diz respeito à importância da experiência como formadora de sujeitos. No que tange à literatura, a investigação também conta com Perissé (2006) e Rouxel; Langlade e Rezende (2013). O estudo é orientado pelo método cartográfico, com base nos estudos de Kastrup (2007), Barros e Passos (2009), Romagnoli (2009), entre outros. Trata-se de um método cujo princípio é acompanhar processos (Kastrup, 2013). A pesquisa-intervenção realizada numa turma do 5º ano do Ensino Fundamental sugere que um dos pontos que conecta as experiências à literatura diz respeito à interação dos estudantes, que é desenvolvida através de práticas proporcionadas em aula. Por fim, este estudo mostra que as práticas estabelecidas nos Seminários movimentaram o pensar reflexivo das crianças, possibilitando-lhes experiências e encontros potentes com os textos literários.
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