Miudezas (des)formativas do/no cotidiano: possibilidades de estesia, encanto e arte na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.84766Palabras clave:
Educação Estética, Arte, Encantamento, Formação Docente, AfetividadeResumen
Escovar e escavar palavras, gestualidades e ações que (re)encantem e (des)formem o cotidiano, (trans)formando a educação por meio de um fazer com arte, afeto e sensibilidade; estes são nossos objetivos com esse texto, que defende estas ideias a partir de uma pesquisa realizada no Mestrado em Educação, finalizado em 2021, em uma Universidade Pública Federal do Rio de Janeiro. A proposição de uma formação docente gestada e ofertada pela equipe gestora de uma instituição de Educação Básica foi o ponto de partida de um conjunto de vivências centradas no respiro, no encontro de si e do outro, no fortalecimento das relações e no florescimento poético de corpos desencantados e exaustos, (sobre)viventes da pandemia de Covid-19. A metodologia era teórico-vivencial e errante, se construindo no caminhar, abarcando Pesquisa-Formação, Pesquisa-Vida, Pesquisa-Experiência e Escrevivência, que dialogaram com uma série de registros e produziram uma cartografia dos senti[r]dos – dos sentidos e sentires – e dos afetos, que possibilitou a (re)construção de narrativas docentes outras e impulsionou formas outras de docência e de fazer educação, tendo na miudeza, formas potentes de (des)formar os cotidianos e estesiar as/os sujeitas/os.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Sra. Michelle Dantas Ferreira, Sra. Edilane Oliveira da Silva, Sra. Bárbara Prudente de Almeida Rodrigues

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional