Ressignificando o fracasso escolar: da dificuldade de aprendizagem à injustiça cognitiva – ensinar e aprender com artes
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63457Palabras clave:
Injustiça Cognitiva, Arte, MediaçãoResumen
Nosso objetivo é investigar a formulação de outras possibilidades para a ação educativa a partir da concepção de Injustiças Cognitivas. A pesquisa se desenvolve num ambulatório de Neuropsiquiatria Infantil, que atende crianças e adolescentes, das classes populares. O que sabe quem não sabe? Tal pergunta nos lança no contra movimento de aprender com as crianças como ensiná-las. Ao narrar as experiências vividas com um grupo de 16 crianças e adolescentes, buscamos refletir sobre suas conquistas. Para nós a arte é um dispositivo de inter(in)venção, pois entendemos que a expressão artística revela sentimentos ocultos, porém, muito importantes que auxiliam o mediador (professores e terapeutas) a melhor atender às necessidades do educando no período escolar.Citas
BENJAMIM, Walter. O Narrador. In: BENJAMIM, Walter. OBRAS ESCOLHIDAS. Magia e Técnica. Arte e Política. Volume 1. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Disponível em: portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acessado em: 08/02/2016.
FONSECA, Nathália S. B. Injustiças Cognitivas: ressignificando os conceitos de cognição, memória e aprendizagem no cotidiano escolar. Relatório PIBIC. Rio de Janeiro: CNPq, 2016/2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GARCIA, Vânia B. Identificando talentos adormecidos. In: Mostra de iniciação a docência UFF. Rio de Janeiro: 2017.
MATURANA R., H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
PÉREZ, Carmen Lúcia Vidal. Injustiças Cognitivas: ressignificando os conceitos de cognição, memória e aprendizagem no cotidiano escolar. Projeto de Pesquisa. Rio de Janeiro. CNPq, 2016.
SKLIAR, C. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
SPINOZA, B. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
WERNER, J. Saúde e Educação: desenvolvimento e aprendizado do aluno. Rio de Janeiro: Gryphus, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional