Ressignificando o fracasso escolar: da dificuldade de aprendizagem à injustiça cognitiva – ensinar e aprender com artes
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63457Keywords:
Injustiça Cognitiva, Arte, MediaçãoAbstract
Nosso objetivo é investigar a formulação de outras possibilidades para a ação educativa a partir da concepção de Injustiças Cognitivas. A pesquisa se desenvolve num ambulatório de Neuropsiquiatria Infantil, que atende crianças e adolescentes, das classes populares. O que sabe quem não sabe? Tal pergunta nos lança no contra movimento de aprender com as crianças como ensiná-las. Ao narrar as experiências vividas com um grupo de 16 crianças e adolescentes, buscamos refletir sobre suas conquistas. Para nós a arte é um dispositivo de inter(in)venção, pois entendemos que a expressão artística revela sentimentos ocultos, porém, muito importantes que auxiliam o mediador (professores e terapeutas) a melhor atender às necessidades do educando no período escolar.References
BENJAMIM, Walter. O Narrador. In: BENJAMIM, Walter. OBRAS ESCOLHIDAS. Magia e Técnica. Arte e Política. Volume 1. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Disponível em: portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acessado em: 08/02/2016.
FONSECA, Nathália S. B. Injustiças Cognitivas: ressignificando os conceitos de cognição, memória e aprendizagem no cotidiano escolar. Relatório PIBIC. Rio de Janeiro: CNPq, 2016/2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GARCIA, Vânia B. Identificando talentos adormecidos. In: Mostra de iniciação a docência UFF. Rio de Janeiro: 2017.
MATURANA R., H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
PÉREZ, Carmen Lúcia Vidal. Injustiças Cognitivas: ressignificando os conceitos de cognição, memória e aprendizagem no cotidiano escolar. Projeto de Pesquisa. Rio de Janeiro. CNPq, 2016.
SKLIAR, C. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
SPINOZA, B. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
WERNER, J. Saúde e Educação: desenvolvimento e aprendizado do aluno. Rio de Janeiro: Gryphus, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License