EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENHADAS PELA ARTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2019.45781

Palabras clave:

Arte, Educação Infantil, Experiências Estéticas, Formação Docente.

Resumen

A presente pesquisa contempla a questão: Que espaços e tempos são promovidos pelos professores de Educação Infantil para favorecer a ocorrência de experiências estéticas no cotidiano das crianças? O objetivo é analisar e problematizar a prática docente na Educação Infantil no que se refere às experiências estéticas. A pesquisa ocorreu numa escola do município de Pelotas, RS, e revelou que as professoras reconhecem a importância da arte, buscam utilizá-la no cotidiano, mas sentem um despreparo que acreditam ser fruto da formação acadêmica deficitária que tiveram. Assim, para elas é um desafio pensar propostas que façam uso das linguagens artísticas e esse vem sendo um aprendizado que ocorre na prática.

Biografía del autor/a

Andréia Haudt da Silva, UFPel

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, Professora na rede do Estado do Rio Grande do Sul e na rede municipal de Pelotas. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Licenciada em Pedagogia.

Maristani Polidori Zamperetti, UFPel

Doutora e Mestra em Educação (PPGE/FaE/UFPel). Professora Adjunta no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, RS. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FaE/UFPel), Mestrado e Doutorado, na Linha de Pesquisa "Formação de Professores: Ensino, Processos e Práticas Educativas".

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Publicado

2019-12-19

Cómo citar

DA SILVA, Andréia Haudt; ZAMPERETTI, Maristani Polidori. EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENHADAS PELA ARTE. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 525–550, 2019. DOI: 10.12957/riae.2019.45781. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45781. Acesso em: 14 may. 2024.