EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENHADAS PELA ARTE
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2019.45781Keywords:
Arte, Educação Infantil, Experiências Estéticas, Formação Docente.Abstract
A presente pesquisa contempla a questão: Que espaços e tempos são promovidos pelos professores de Educação Infantil para favorecer a ocorrência de experiências estéticas no cotidiano das crianças? O objetivo é analisar e problematizar a prática docente na Educação Infantil no que se refere às experiências estéticas. A pesquisa ocorreu numa escola do município de Pelotas, RS, e revelou que as professoras reconhecem a importância da arte, buscam utilizá-la no cotidiano, mas sentem um despreparo que acreditam ser fruto da formação acadêmica deficitária que tiveram. Assim, para elas é um desafio pensar propostas que façam uso das linguagens artísticas e esse vem sendo um aprendizado que ocorre na prática.
References
BARBIERI, Stela. Interações: onde está a arte na infância? São Paulo: Blucher, 2012.
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC, SEB, 2010.
GANDINI, Lella. Espaços educacionais e de envolvimento pessoal. In: EDWARDS, Carolyn. GANDINI, Lella. FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de ReggioEmilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Penso, 2016. p. 137-149.
HERMANN, Nadja. Razão e Sensibilidade: Notas sobre a contribuição do estético para a ética. Revista Educação e Realidade. N. 27(1): p. 11-26, jan./jun. 2002.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. N. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002b.
MALAGUZZI, Loris. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn. GANDINI, Lella. FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de ReggioEmilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Penso, 2016. p. 57-97.
MARTINS FILHO, Altino José. Minúcias da vida cotidiana no fazer-fazendo da docência na educação infantil.2013. 306 p. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, RS. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/72780>. Acesso em: 16 mar. 2019.
MEIRA, Marly Ribeiro; PILLOTO, Silvia Sell Duarte. Arte, afeto e educação: a sensibilidade na ação pedagógica. Porto Alegre: Mediação, 2010, 139 p.
NEVES, Leonardo Longen. Lugares Educativos como Possibilidade para as Experiências Estéticas na Educação Infantil. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação Instituição de Ensino) - Universidade da Região de Joinville, Joinville/SC. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5011291> Acesso em 22 mar. 2018.
NOGUEIRA, Monique Andries. Música e educação infantil: possibilidades de trabalho na perspectiva de uma pedagogia da infância. Disponível em: http://www.anped.org.br/biblioteca/item/musica-e-educacao-infantil-possibilidades-de-trabalho-na-perspectiva-de-uma. Acesso em: 05 mar de 2019.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Sobre a organização curricular da Educação Infantil: conversas com professoras a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista Zero-a-Seis, v. 19, n. 35, p. 46-68, jan-jun, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2017v19n35p46/34163>. Acesso em: 11 mai 2018.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. SILVA, Greice Duarte de Brito. Formação docente, Educação Infantil e arte: entra faltas, necessidades e desejos. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Tubarão, v. 15, n. 41, p. 260-287, Jan/Jun. 2018. Disponível em: . Acesso em: 05 mar. 2019.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. SILVA, Greice Duarte de Brito.Arte na formação docente para a educação infantil: Procura-se!.POIÉSIS - Revista do Programa de Pós Graduação em Educação – Mestrado – Universidade do Sul de Santa Catarina.v. 12, n. 21, p. 185-203, 2018. Disponível em: <http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewFile/4701/47965902>. Acesso em: 05 mar. 2019.
PERISSÉ, Gabriel. Estética e Educação. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014, 100 p.
ZAMPERETTI, Maristani Polidori. O Eu e o Outro na sala de aula – ocultando e revelando máscaras. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License