“Agora eu era herói”: uma rap(sódia) terapêutico-antropofágica audiovisual do caráter de heróis, anti-heróis, super-heróis, heroínas e crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.65324

Palavras-chave:

rap-poema audiovisual, rapsódia terapêutico-antropofágica, heroísmo, caráter, destino

Resumo

Inventando um gênero literário-textual híbrido – antropofagicamente composto pelo gênero literário/musical erudito denominado rapsódia, que encadeia tradições e estilos literários/musicais heterogêneos diversos, e pelo gênero literário-musical popular urbano denominado rap, um tipo de canto-poema rimado e rap(idamente) declamado/cantado, inventado por comunidades afro-descendentes de países americanos outrora colonizados –, o propósito que orientou a produção do rap-poema cênico que se segue foi o de proporcionar aos leitor@s/expectador@s experiências performativas de leituras (des)equilibristas ditas (auto)terapêuticas – no sentido wittgensteiniano – e antropofágicas, no sentido do Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade. Visualmente, à semelhança das colagens dadaístas de Kurt Schwitters e Hans Arp, o rap-poema se assemelha a uma colcha de retalhos composta por 17 caixas de aforismos ou de imagens desconexas e aleatoriamente dispostas ao longo das páginas. Por sua vez, tais caixas remetem, mediante hiperlinks, a vídeos que encenam metonímica ou rapsodicamente o enredo que o rap-poema problematiza – “Ai que preguiça!” –, qual seja, a fisiognomia e o caráter de heróis, anti-heróis, super-heróis, heroínas e crianças. Para realizarem a “leitura” do rap-poema, é preciso que @s leitor@s elejam um percurso aleatório das caixas (desde que percorram todas elas), como, por exemplo: 09 – 06 –11 – 10 – 01 – 07 –16 –12 – 02 –15 –17 –14 – 03 – 08 –13 – 04 – 05, e cliquem com o mouse sobre cada uma delas, segundo a ordem eleita, num movimento de vai e vem entre as caixas de textos-imagens e os audiovídeos aos quais cada uma das caixas remetem, respectivamente. Assim, cada leitura personalizada do rap-poema proporciona a leitor@s a chance de se envolverem com uma experiência (des)equilibrista de produção de significados muito diferente daquela proporcionada por textos verbais-argumentativos característicos do mundo acadêmico, semelhante, porém, a pesquisas que realizamos percorrendo sites diversos da internet. Nessas leituras (des)equilibristas, a produção de sentidos é feita com base em conexões analógicas casuais que cada leitor@ estabelece em suas tentativas de transformar imagens e aforismos desconexos e em uma narrativa contínua e significativa. Assim, tais significações diversas não devem ser vistas como intencionais, subjacentes ou supostamente ocultas no rap-poema, ainda que a produção do rap-poema tenha sido propositalmente orientada por um apelo de problematização do caráter agonístico, competitivo, violento, vingativo, vaidoso, estratégico, astucioso, ardiloso e ilusionista constitutivo das imagens quase sempre maniqueístas, supra-humanas, mascaradas, belicistas, machistas e adultocêntricas de heróis, anti-heróis, super-heróis e heroínas construídas ao longo das histórias da filosofia, da literatura, das artes, do cinema e dos quadrinhos. Tais imagens têm sido reiteradamente mobilizadas e comercializadas como modelos ideológicos formativos de crianças de quase todas as épocas e nações. Talvez seja por isso que narrativas que inventam heróis, anti-heróis, super-heróis e heroínas sempre os encenem já adultos – eles são sempre não-crianças, com a exceção, talvez, de Macunaíma, que já nasce herói, ainda que sem nenhum caráter –, e que as raras memórias de seus tempos de crianças só muito recentemente comecem a adentrar as salas de cinema com o propósito de se descontruir derridianamente as imagens ideológicas de heróis que essas narrativas mobilizam.

Biografia do Autor

Magda Dourado Pucci, Estúdio Mawaca

Musicista, antropóloga e curadora do Estúdio Mawaca

Adriana Alves da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina

Marcelo Vicentim, Universidade São Francisco

Pós-doutorando da Universidade São Francisco

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Publicado

11-02-2022

Como Citar

MIGUEL, Antonio; FARIA, Ana Lúcia Goulart de; PUCCI, Magda Dourado; SILVA, Adriana Alves da; VICENTIM, Marcelo. “Agora eu era herói”: uma rap(sódia) terapêutico-antropofágica audiovisual do caráter de heróis, anti-heróis, super-heróis, heroínas e crianças. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 208–222, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.65324. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/65324. Acesso em: 30 abr. 2024.