“MACUMBA É COISA DO DEMÔNIO, TIO!”: DISCUTINDO RELAÇÕES DE PRECONCEITO NA AULA DE MÚSICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.16190Palabras clave:
Educação Musical, Interculturalidade, Descolonialidade, Lei 10639/03, Lei 11769/08Resumen
Este artigo trata de uma experiência que imbrica a temática das relações raciais e da educação musical. Como as crianças faziam uso pejorativo da palavra “macumba”, foi preciso discutir tal temática. Para isso, foi realizada a contação de histórias para tentar descontruir as ideias preconcebidas sobre “macumba”. A partir da narrativa da experiência, é discutido o lugar das relações raciais no cotidiano escolar e as possibilidades do trabalho docente para a construção da identidade e da autoestima dos estudantes negros de classes populares. Há, também, o debate da tecedura das relações com a raça/etnia negra no Brasil desde a discussão da Colonialidade e, finalmente, é tratada a ausência de iniciativas concretas para a formação dos professores sobre as relações raciais.Citas
BATESON, Gregory. Pasos hacia una ecologia de la mente. Argentina: Editorial Lohlé-Lumen, 1998.
CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação. 2008, vol.13, n.37, p. 45-56.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: Artes de fazer. 13ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
FLEURI, Reinaldo Matias. (Org.). Intercultura: estudos emergentes. Ijuí: Editora Unijuí, 2001.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014, p. 9-14.
MARTINEZ, Edson Baptista; PEDERIVA, Patricia Lima Martins. Por que o professor de música desiste da Educação Básica. In: XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. 2013. Pirenópolis, Anais... Disponível em <http://www.abemeducacaomusical.com.br/congressos_realizados.asp> Acesso em 08 de maio de 2014.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
MIGNOLO, Walter. Desobediencia epistémica: retórica de la modernidade, lógica de la colonialidad, gramática de la descolonialidad. Buenos Aires: Del Signo, 2010.
MIRANDA, Claudia. Currículos decoloniais e outras cartografias para a educação das relações étnico-raciais: desafios político-pedagógicos frente a lei nº 10.639/2003. Revista da ABPN. 2013, v. 5, n. 11, jul./ out. p. 100-118.
MÜLLER, Maria lucia Rodrigues. Formação de professores e perspectivas para a implantação da Lei 10.639/03. In: SOUZA, Maria Elena Viana. (Org.) Relações raciais no cotidiano escolar: diálogos com a Lei 10.639/03. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009, p. 47-63.
PENNA, Maura. Música(s) e seu Ensino. 2 ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.
PEREIRA, Amílcar Araújo. A Lei 10.639/03 e o movimento negro: aspectos da luta pela “reavaliação do papel do negro na história do Brasil”. Cadernos de História. 2011, v. 12, n. 17, p. 25-45.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 84-130.
ROCHA, Luiz Carlos paixão da. Lei 10.639/03: desafios e perspectivas para a implementação dos conteúdos afro-brasileiros nas escolas. In: SOUZA, Maria Elena Viana. (Org.) Relações raciais no cotidiano escolar: diálogos com a Lei 10.639/03. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009, p. 47-63.
SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: educar. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional