“MACUMBA É COISA DO DEMÔNIO, TIO!”: DISCUTINDO RELAÇÕES DE PRECONCEITO NA AULA DE MÚSICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.16190Keywords:
Educação Musical, Interculturalidade, Descolonialidade, Lei 10639/03, Lei 11769/08Abstract
Este artigo trata de uma experiência que imbrica a temática das relações raciais e da educação musical. Como as crianças faziam uso pejorativo da palavra “macumba”, foi preciso discutir tal temática. Para isso, foi realizada a contação de histórias para tentar descontruir as ideias preconcebidas sobre “macumba”. A partir da narrativa da experiência, é discutido o lugar das relações raciais no cotidiano escolar e as possibilidades do trabalho docente para a construção da identidade e da autoestima dos estudantes negros de classes populares. Há, também, o debate da tecedura das relações com a raça/etnia negra no Brasil desde a discussão da Colonialidade e, finalmente, é tratada a ausência de iniciativas concretas para a formação dos professores sobre as relações raciais.References
BATESON, Gregory. Pasos hacia una ecologia de la mente. Argentina: Editorial Lohlé-Lumen, 1998.
CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação. 2008, vol.13, n.37, p. 45-56.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: Artes de fazer. 13ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
FLEURI, Reinaldo Matias. (Org.). Intercultura: estudos emergentes. Ijuí: Editora Unijuí, 2001.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014, p. 9-14.
MARTINEZ, Edson Baptista; PEDERIVA, Patricia Lima Martins. Por que o professor de música desiste da Educação Básica. In: XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. 2013. Pirenópolis, Anais... Disponível em <http://www.abemeducacaomusical.com.br/congressos_realizados.asp> Acesso em 08 de maio de 2014.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
MIGNOLO, Walter. Desobediencia epistémica: retórica de la modernidade, lógica de la colonialidad, gramática de la descolonialidad. Buenos Aires: Del Signo, 2010.
MIRANDA, Claudia. Currículos decoloniais e outras cartografias para a educação das relações étnico-raciais: desafios político-pedagógicos frente a lei nº 10.639/2003. Revista da ABPN. 2013, v. 5, n. 11, jul./ out. p. 100-118.
MÜLLER, Maria lucia Rodrigues. Formação de professores e perspectivas para a implantação da Lei 10.639/03. In: SOUZA, Maria Elena Viana. (Org.) Relações raciais no cotidiano escolar: diálogos com a Lei 10.639/03. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009, p. 47-63.
PENNA, Maura. Música(s) e seu Ensino. 2 ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.
PEREIRA, Amílcar Araújo. A Lei 10.639/03 e o movimento negro: aspectos da luta pela “reavaliação do papel do negro na história do Brasil”. Cadernos de História. 2011, v. 12, n. 17, p. 25-45.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 84-130.
ROCHA, Luiz Carlos paixão da. Lei 10.639/03: desafios e perspectivas para a implementação dos conteúdos afro-brasileiros nas escolas. In: SOUZA, Maria Elena Viana. (Org.) Relações raciais no cotidiano escolar: diálogos com a Lei 10.639/03. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009, p. 47-63.
SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: educar. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License