CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA LIBERTADORA E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA EM TEMPOS DE AVANÇO DO CAPITAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.76635Keywords:
Neoliberalismo, Formação de Professores, Pedagogia Libertadora, Pedagogia Histórico-Crítica.Abstract
A partir da problematização do avanço do processo neoliberal em sentido macro e de como ele vem afetando a educação e a formação de professores, o presente texto pretende apontar as contribuições das Pedagogias Libertadora e Histórico-Crítica como possibilidades de se pensar a escola, e os pressupostos do que ensinar, como ensinar e para que ensinar em tempos de reformas e avanço do capital. Quanto aos procedimentos metodológicos, é uma pesquisa bibliográfica, com base no método dialético e abordagem qualitativa. Os referencias teóricos dialogam com autores, como: Freire (2021, 1996, 1986); Laval (2004); Marx e Engels (1999); Oliveira (2019, 2011); Saviani (2013, 2011, 2009). Os resultados encontrados sinalizam para o avanço da crise do capital, ausência e controle da participação do Estado nas políticas educacionais, com o uso de medidas para a internacionalização da educação, estando essa voltada para interesses privados e sob a égide do caráter fragmentado, mercadológico e unilateral. Diante desse cenário, as ideias de Paulo Freire e Demerval Saviani se apresentam como possibilidades de se pensar e construir uma educação e uma formação que vão no sentido de contrarreforma, caminhando na direção de serem engajadas, crítico-sociais, políticas, conscientes e emancipadas.References
ANTUNES, R. Dimensões da crise estrutural do capital e suas respostas. Confluências/Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito. v. 10 n.1, p. 43-61. Disponível em: <https://doi.org/10.22409/conflu10i1.p12>. Acesso em: 03 jun. 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BARROS, L. P.; ESCURRA, M. F. O avanço do neoliberalismo na educação superior brasileira. Revista Serviço Social Em Perspectiva, v. 6, n. esp., p. 73-84, 2022. Disponível em: <https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/5574>. Acesso em: nov. 2022.
FERREIRA, B.; TEIXEIRA, S. (org.). Formação de professores e trabalho docente no contexto de crise política, econômica e sanitária. Curitiba: CRV, 2022.
FERREIRA, P. H. D. O avanço do neoliberalismo no Brasil pós-impeachment. Dissertação (Mestrado) – Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho, Portugal, 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 79. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FRIGOTTO, G. Educação e crise do capitalismo real. 6. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2010.
INSTITUTO PAULO FREIRE. Paulo Freire: Patrono da Educação Brasileira. Disponível em: <https://paulofreire.org/>. Acesso em: 10 dez. 2022.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
LAVAL, C. Escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
LIMA, J. F. L. de. A educação entre a pedagogia da essência e a pedagogia da existência no cenário contemporâneo. Communitas, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 172–185, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2749>. Acesso em: 12 abr. 2023.
MARTINS, L. M. A prática pedagógica histórico-crítica. In: FERREIRA, B. de J. P.; TEIXEIRA, S. R. dos S. (org.). Formação de professores e trabalho docente no contexto de crise política, econômica e sanitária. Curitiba: CRV, 2022.
MARTINS, M. F. Freire e Saviani: proximidades e distanciamentos. Sorocaba, Núcleo ETC/UFSCar, 2016. 1 vídeo (1h58min5s). Publicado pelo canal GPTeFE UFSCar-So. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NmS6laz60do>. Acesso em: 21 fev. 2023.
MARX, K.; ENGELS, F. O Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo Editorial, 1999.
MAUÉS, O. C. Agenda Global da Educação no contexto da Covid-19. Revista Linhas. Florianópolis, v. 22, n. 49, p. 187-216, 2021. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20679>. Acesso em: 16 ago. 2021.
MAUÉS, O. C. As Políticas de Formação e a pedagogia das competências. In: 27ª Reunião anual da ANPED. Caxambu, 2004. Disponível em: <https://www.anped.org.br/sites/default/files/t0516.pdf>. Acesso em: 02 set. 2020.
MÉSZÁROS, I. A crise estrutural do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2011.
MONTAÑO, C. O projeto neoliberal de resposta à “questão social” e a funcionalidade do “terceiro setor”. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/index.php/ls/article/view/18912 >. Acesso em: 15 abr. 2022.
OLIVEIRA, D. et al (org.). Políticas educacionais e a reestruturação da profissão do Educador: perspectivas globais e comparativas. Petrópolis: Vozes, 2019.
OLIVEIRA, D.; PINI, M. E.; FELDFEBER, M. Políticas Educacionais e Trabalho Docente: perspectiva comparada. Belo Horizonte: Fino traço, 2011.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.
SANTOS, T. F. A. M. dos. Aulas da disciplina Relação público-privada na educação brasileira. Belém: Programa de Pós graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, 2022.
SAVIANI, D. Currículo do sistema currículo Lattes. Brasília, 2023. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br/2205251281123354>. Acesso em: 06 jan. 2023.
SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32. ed. Campinas: Autores associados, 1999.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores associados, 2013.
SMITH, A. A riqueza das nações. São Paulo: Editora Nova Cultural, v. 2, livro 5, cap. 1. p. 171-249. (Coleção Os Economistas). Disponível em: <http://abdet.com.br/site/wp-content/uploads/2015/01/A-riqueza-das-na%C3%A7%C3%B5es-Vol.-2.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Claudia Maria Rodrigues Barros, Carlos Nazareno Ferreira Borges

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License