“Agora eu era herói”: uma rap(sódia) terapêutico-antropofágica audiovisual do caráter de heróis, anti-heróis, super-heróis, heroínas e crianças
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65324Keywords:
rap-poema audiovisual, rapsódia terapêutico-antropofágica, heroísmo, caráter, destinoAbstract
Inventando um gênero literário-textual híbrido – antropofagicamente composto pelo gênero literário/musical erudito denominado rapsódia, que encadeia tradições e estilos literários/musicais heterogêneos diversos, e pelo gênero literário-musical popular urbano denominado rap, um tipo de canto-poema rimado e rap(idamente) declamado/cantado, inventado por comunidades afro-descendentes de países americanos outrora colonizados –, o propósito que orientou a produção do rap-poema cênico que se segue foi o de proporcionar aos leitor@s/expectador@s experiências performativas de leituras (des)equilibristas ditas (auto)terapêuticas – no sentido wittgensteiniano – e antropofágicas, no sentido do Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade. Visualmente, à semelhança das colagens dadaístas de Kurt Schwitters e Hans Arp, o rap-poema se assemelha a uma colcha de retalhos composta por 17 caixas de aforismos ou de imagens desconexas e aleatoriamente dispostas ao longo das páginas. Por sua vez, tais caixas remetem, mediante hiperlinks, a vídeos que encenam metonímica ou rapsodicamente o enredo que o rap-poema problematiza – “Ai que preguiça!” –, qual seja, a fisiognomia e o caráter de heróis, anti-heróis, super-heróis, heroínas e crianças. Para realizarem a “leitura” do rap-poema, é preciso que @s leitor@s elejam um percurso aleatório das caixas (desde que percorram todas elas), como, por exemplo: 09 – 06 –11 – 10 – 01 – 07 –16 –12 – 02 –15 –17 –14 – 03 – 08 –13 – 04 – 05, e cliquem com o mouse sobre cada uma delas, segundo a ordem eleita, num movimento de vai e vem entre as caixas de textos-imagens e os audiovídeos aos quais cada uma das caixas remetem, respectivamente. Assim, cada leitura personalizada do rap-poema proporciona a leitor@s a chance de se envolverem com uma experiência (des)equilibrista de produção de significados muito diferente daquela proporcionada por textos verbais-argumentativos característicos do mundo acadêmico, semelhante, porém, a pesquisas que realizamos percorrendo sites diversos da internet. Nessas leituras (des)equilibristas, a produção de sentidos é feita com base em conexões analógicas casuais que cada leitor@ estabelece em suas tentativas de transformar imagens e aforismos desconexos e em uma narrativa contínua e significativa. Assim, tais significações diversas não devem ser vistas como intencionais, subjacentes ou supostamente ocultas no rap-poema, ainda que a produção do rap-poema tenha sido propositalmente orientada por um apelo de problematização do caráter agonístico, competitivo, violento, vingativo, vaidoso, estratégico, astucioso, ardiloso e ilusionista constitutivo das imagens quase sempre maniqueístas, supra-humanas, mascaradas, belicistas, machistas e adultocêntricas de heróis, anti-heróis, super-heróis e heroínas construídas ao longo das histórias da filosofia, da literatura, das artes, do cinema e dos quadrinhos. Tais imagens têm sido reiteradamente mobilizadas e comercializadas como modelos ideológicos formativos de crianças de quase todas as épocas e nações. Talvez seja por isso que narrativas que inventam heróis, anti-heróis, super-heróis e heroínas sempre os encenem já adultos – eles são sempre não-crianças, com a exceção, talvez, de Macunaíma, que já nasce herói, ainda que sem nenhum caráter –, e que as raras memórias de seus tempos de crianças só muito recentemente comecem a adentrar as salas de cinema com o propósito de se descontruir derridianamente as imagens ideológicas de heróis que essas narrativas mobilizam.
References
ANDRADE, Mário. Macunaíma, o herói sem nenhum caráter. São Paulo: Ubu Editora, 2017.
ANDRADE, Oswald. Manifesto Antropófago. Revista de Antropofagia, 1928. Disponível em http://www.ufrgs.br/cdrom/oandrade/oandrade.pdf Acesso em 21 dez. 2021.
ARISTÓTELES. Poética. Tradução, comentários e índices analítico e onomático de Eudoro de Souza. Editor: Victor Civita. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
ARISTÓTELES. Physiognomics. In: Aristotle minor works with an english translation by W. S. Hett, MA. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press London William Heinemann Ltd., 1955.
ARIZA, Fabiana Vieira. A scala naturae de Aristóteles na obra “De generatione animalium”. Dissertação (Mestrado) – PUC – SP. Programa: História da Ciência. São Paulo, 2010.
A ODISSÉIA em desenho animado. Canal YouTube Barão do Pirapora. Publicado em 21 set 2019. Duração: 17 minutos Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=YsuumGq20Gk Acesso em 21 dez. 2021.
BARBOSA, Adoninan. Leiteratura. Disponível em https://www.letras.com/adoniran-barbosa/1497039/).
BATMAN Begins (trailer) Direção de Christopher Nolan. Produtora: Produtora: Warner Bros Pictures. Canal Youtube Warner on demand. Publicado em 15 set 2011. Duração: 2 minutos e 36 segundos. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=qHhHIbNuok8 Acesso em 21 dez. 2021
BATMAN – O Cavaleiro das Trevas . Direção de Christopher Nolan. Produtora: Warner Bros Pictures. Canal YouTube Filmes HQ´s. Publicado em 13 jun 2016. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=a-PVBsmiB0Y Acesso em 21 dez. 2021.
BENJAMIN, Walter. Destino e carácter. Tradutor João Barrento. Covilhã: LusoSofia Press, 2011.
BODEI, R. Língua italiana: uma filosofia inclusive para os não filósofos. In: Barbara Cassin (Coord.); Fernando Santoro & Luisa Buarque (Orgs.). Dicionário dos Intraduzíveis. Volume 1 – Línguas, pp. 161-185. Belo Horizonte: Autêntica. 2018.
CAIRUS, Henrique F.; RIBEIRO Jr., Wilson A. Textos hipocráticos: o doente, o médico e a doença. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005.
CARVALHO, Jeffis. O cinema de Joaquim Pedro Parte 2 – Macunaíma – que o Brasil engoliu. 25 out 2019. In: Estadão Revista de Cultura Artes e Ideias. Disponível em https://estadodaarte.estadao.com.br/o-cinema-de-joaquim-pedro-parte-2-macunaima-que-o-brasil-engoliu/ Acesso em 23 dez. 2021.
CAVALCANTI, Luciano Dias. A infância nas canções de Chico. Buarque: da fantasia ao abandono. Anuário de Literatura, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 46-66, 2018. ISSNe 2175-7917.
CENAS chocantes das touradas atuais na Espanha. Produtora: Zoomin TV Brasil. Canal YouTube Zoomin TV. Duração: 54 segundos. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=AGSNVmEEBCo Acesso em 21 dez. 2021.
CORINGA vs Batman (challenge). Canal YouTube Maquiagem Impressionante. Publicado em 11 de jan 21. Duração: 58 segundos. Disponível no site seguinte. Acesso em 21 dez. 2021: https://www.youtube.com/watch?v=jS9iSfCfNDw
CORINGA (trailer final) Direção de Todd Phillips. Produtora: Warner Bros. Pictures Brasil. Canal YouTube Warner Bros. Pictures Brasil. Publicado em 28 ago 2019. Duração: 2 minutos e 25 segundos. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=jfVTJm9NilA. Acesso em 21 dez. 2021.
DEBORD, Guy. A Sociedade do espetáculo. Livros da Revolta, 1967.
FARIA, Daniel. Makunaima e Macunaíma. Entre a natureza e a história. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 26, nº 51, p. 263-280 – 2006.
FEARN, Nicholas. Aprendendo a filosofar em 25 lições: do poço de Tales à desconstrução de Derrida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
FERREIRA, Rui C. P. Retrato e fisiognomia: recriação de personagens com base no seu retrato literário. Dissertação de Mestrado em Anatomia Artística. Lisboa: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2015.
FUKS, Rebeca. Revisão Livro Macunaíma de Mário de Andrade. In: Blog Cultura Genial. s/d. Disponível em https://www.culturagenial.com/livro-macunaima-de-mario-de-andrade/. Acesso em 21 dez. 2021.
GALTON, F. (2005). Finger Prints: The Classic 1892 Treatise. New York: Dover Publications.
HINO a Duque de Caxias - Marcha Militar Brasileira. Canal YouTube Cafeeiro. Publicado em 30 mar 2020. Duração 2 minutos de 29 segundos. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=E0REWPeptnQ&t=86s Acesso em 23 dez. 2021.
HOLLAND, Julie et all. 1903-1905 – German Explorer Theodor Koch-Grünberg Records Indigenous Ayahuasca Myths and Beliefs. Ayahuasca Monthly Newsletter. In: Kahpi The Ayahuasca Hub s/d. Disponível em https://ayahuasca-timeline.kahpi.net/theodor-koch-grunberg-ayahuasca/ Acesso em 21 dez. 2021.
HOLLANDA, Francisco Buarque. OLIVEIRA, Severino Dias (Sivuca). João e Maria. Intérprete: Rafa Gomes. Canal YouTube de Rafa Gomes. Duração: 2 minutos de 54 segundos. Duração: 2 minutos e 54 segundos. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=C1gpzPzKf98. Acesso em 21 dez. 2021.
HOLLANDA, Francisco Buarque. Joana Francesa. Intérprete: Angela Ro Ro. São Paulo: Cara Nova Editora Musical Ltda. Lançada em 1977. Publicada no Canal YouTube Lubor em 18 fev 2016. Duração: 4 minutos e 6 segundos. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=OBLX3_RI20I Acesso em 21 dez. 2021.
HOLLANDA, Francisco Buarque. Joana Francesa. São Paulo: Cara Nova Editora Musical Ltda. Lançada em 1973. Letra disponível em https://www.letras.mus.br/chico-buarque/45139/. Acesso em 21 dez. 2021.
HOLLANDA, Francisco Buarque, João e Maria. São Paulo: Cara Nova Editora Musical Ltda. Lançada em 1977. Letra disponível em https://www.letras.mus.br/chico-buarque/45140/ Acesso em 21 dez. 2021.
HOMERO. Ilíada. Tradução de Christian Werner. São Paulo (SP): Ubu Editora/SESI-SP Editora, p. 392, 2018.
HOMERO. Odisséia – Nova Edição: Tradução, Adaptação em Prosa, Introdução e Notas por Jaime Bruna, São Paulo: Cultrix, 2013.
INCORPORAÇÃO da Pombagira. Canal YouTube Toda a Verdade Publicado em 28 de nov 2018. Duração: 2 minutos e 45 segundos. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=m5eIcrh6JJA Acesso em 21 dez. 2021.
JUNGES, Márcia: MACHADO, Ricardo. O Hipérion como chave para a poética de Hölderlin. Entrevista de Marcia Sá Cavalcante Schuback para o IHU On-Line. Revista do Instituto Humanitas Unisinos. Edição 475 de 19 de outubro de 2015. Disponível em https://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/6197-marcia-schuback. Acesso em 21 dez. 2021.
LE SENNE, René. Traité de Caractérologie. Une collection développée en collaboration avec la Bibliothèque Paul-Émile-Boulet de l’Université du Québec à Chicoutimi. Disponível em http: //bibliotheque.uqac.ca/. Paris: Presses universitaires de France, 7e édition, 1963.
MACUNAÍMA. Direção de Joaquim Pedro de Andrade. Rio de Janeiro: Difilm, 1969. Duração: 1 hora e 10 minutos. Disponível no site seguinte. Acesso em 21 dez. 2021: https://www.youtube.com/watch?v=XoyYFumkOqU&t=267s
MACCHI, F. (2009). Kurt Schwitters, o dadaista que era Merz. Sibila: Revista de poesia e crítica literária, ano 19. In: Blog Sibila. Disponível em http://sibila.com.br/poemas/kurt-schwitters-o-dadaista-que-era-merz/2790 Acesso em 21 dez. 2021.
MALTONI, Mariana. Foto Fernanda Montenegro, In: Revista dos Livros Quatro cinco um, ano 3, n. 27, 2019.
MAQUIAGEM do Luccas no Instagram. Canal YouTube Beleza Makeup Publicado em 28 set. 2019. Duração 3 minutos e 44 segundos. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=2Ct-UjjPyeM Acesso em 23 dez. 2021.
MIGUEL, Antonio. Infâncias e Pós-colonialismo. Educação & Sociedade, volume 35, n. 128, pp. 857-879, 2014.
MIGUEL, Antonio. Exercícios descolonizadores a título de prefácio: isto não é um prefácio... e nem um título! In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de et al. (Org.). Infâncias e Pós-colonialismo: pesquisas em busca de Pedagogias descolonizadoras. Campinas: Leitura Crítica; Associação de Leitura do Brasil – ALB, 2015a. P. 25-45. (Coleção Hilário Fracalanza; n. 9).
MIGUEL, Antonio. Art Requiem: um anti-poema dada digital para o ocaso da arte casual. (RIPEM)/International Journal for Research in Mathematics Education, v. 10 n. 2 (2020), p. 14-57. Disponível no site seguinte. Acesso em 21 dez. 2021: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/ripem/article/view/2167
MIRANDA, Antonio L. C. Friedrich Hölderlin. São Paulo: Jan 2018 na seção Portal de Blog Antonio Miranda Poesia Ibero-americana do. Disponível em http://www.antoniomiranda.com.br/poesiamundialportugues/friedrich_holderlin.html Acesso em 21 dez. 2021.
MOZART, Wolfgang Amadeus. Mozart para bebês - Música clássica para bebê dormir e relaxar – Canção de Ninar - Efeito Mozart. Produtora: Live Better Media. Canal de YouTube O melhor da Música Instrumental. Publicado em 21 abr 2016. Duração: 3 horas e 23 minutos. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UK_roxEUj18. Acesso em 21 dez. 2021.
MOZART, Wolfgang Amadeus. Lacrymosa in Réquiem, K. 626. Intérprete: Academy of St Martin in the Fields Regência: Laszlo Heltay. Canal YouTube de Osairis. Publicado em 14 nov 2014. Duração: 3 minutos e 40 segundos. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=J3kuqqyiexs. Acesso em 21 dez. 2021.
MÚSICA épica de batalha de guerra instrumental motivacional. Produtora: Live Better Media. Canal YouTube A melhor música instrumental. Publicado em 22 de abr 2016. Duração: 2 horas e 43 minutos. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=fJYlX2ISa-Y Acesso em 21 dez. 2021.
OLIVEIRA, Leonardo Davino. Na canção popular, presença da Antropofagia? In: Blog Outras Palavras. 15 jan 2019. Disponível em https://outraspalavras.net/poeticas/na-cancao-popular-presenca-da-antropofagia/.
HINO aos heróis do Brasil. Intérprete: Banda do Corpo de Bombeiros da Guanabara. Canal YouTube Gustavo Menezes. Publicado em 8 de abr. de 2010 Duração: 2 minutos e 20 segundos Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9Ny-BybJ3DY&t=10s Acesso em 21 dez. 2021.
QUINTAS, Francisco. Tudo aquilo que você precisa saber sobre o Batman do Futuro. 12 maio 2020. In: Blog Aficionados Disponível em https://www.aficionados.com.br/batman-do-futuro/ Acesso em 21 dez. 2021.
QUINTAS, Francisco. As 16 frases mais marcantes do Coringa. In: Blog Aficionados 17 set 2020. Disponível em https://www.aficionados.com.br/frases-coringa/ Acesso em 21 dez. 2021.
QUINTAS, Francisco. Nemesis: E se o Batman fosse o Coringa. In: Blog Aficionados 8 set 2016. Disponível em https://www.aficionados.com.br/nemesis/ Acesso em 21 dez. 2021.
QUINTAS, Francisco. 11 curiosidades sensacionais que você não sabe sobre Batman. In: Blog Aficionados 21 dez 2017. Disponível em https://www.aficionados.com.br/curiosidades-batman/. Acesso em 21 dez. 2021.
REBOLLO, Regina Andrés. O legado hipocrático e sua fortuna no período greco-romano:de Cós a Galeno. Scientiae Studia. São Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006.
SANTOS, Delfim. Psicologia e caracterologia. 1943. Acessível no link: Disponível em http://docplayer.com.br/docview/26/7461566/#file=/storage/26/7461566/7461566.pdf
SCHOENBERG, Arnold. Schoenberg. Verklärte Nacht, Op.4 – Regência: Pierre Boulez. Sony BMG Music UK. Canal Youtube deglemoine. Publicado em Duração: 29 minutos e 25 segundos. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=U-pVz2LTakM Acesso em 21 dez. 2021.
SHAKESPEARE, William. Hamlet. In: Shakespeare traduzido por Millôr Fernandes. Porto Alegre: L&PM Editores, 2014.
SILVA, Vera Lúcia. Massoni Xavier; FERNANDES-NETTO, Carlos Eduardo. Da variação à revelação nas canções de adoniran barbosa. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 1491–1500, 2021. Disponível no link seguinte acessado em 23/12/2021: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/368.
SYNCOPATED CLOCK. Composição de Leroy Anderson. Intérprete: L'orchestre à cordes de Baie-Comeau. Quebec: Canal YouTube de Jacques Simard. Publicado em 1 de junho de 2008. pelo. Duração: 2 minutos e 18 segundos. Disponível no site seguinte. Acesso em 21 dez. 2021: https://www.youtube.com/watch?v=Q6vvkXd9GRw
SÓFOCLES. Édipo Rei. Tradução de Trajano Vieira. São Paulo: Perspectiva, 2011.
SOUZA, A. O.; SILVA, O. L. O manifesto literário: algumas peculiaridades do manifesto dada e do manifesto antropófago. In: CELLI – 3o Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1-10.
THE HYPERION Chronicles. Produtora: Lumen Actus Production. Canal YouTube Benton Jennings. Publicado em 15 out 2013. Duração: 8 minutos e 28 segundos. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=riEGPKVcFfY Acesso em 21 dez. 2021.
TRABALHADORES incríveis – som das máquinas processamento ferro e aço. Canal YouTube DGM-CREATOR. Duração 5 minutos e 38 segundos Disponivel em https://www.youtube.com/watch?v=HITjPVyh-RA. Acesso em 23 dez 2021.
TZARA, Tristan (1987). Sete manifestos Dada. Tradução de José Miranda Justo. Lisboa: Hiena Editora.
VACCARI, Ulisses R. Sobre o destino em Hölderlin. Rapsódia (USP) 93, v. 7, p. 91-99, 2013.
VACCARI, Ulisses R. A morte do poeta: Benjamin leitor de Hölderlin. Discurso, v. 49, n. 2 (2019), pp. 253–268.
WESCHENFELDER, Gelson V.; YUNES, Maria Ângela M.; FRADKIN, Chris. Super-heróis na fase pré-capa/pré-máscara: inspiração para intervenções psicoeducacionais positivas. Pesquisas e Práticas Psicossociais, 15(1). São João del-Rei, janeiro-março de 2020.
WIKIPÉDIA. Luís Alves de Lima e Silva. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Alves_de_Lima_e_Silva. Acesso em 21 dez. 2021.
WIKIPÉDIA. Verbete Hiperião: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Hiperião Acesso em 21 dez. 2021.
WIKIPÉDIA. Verbete Titanomaquia. Disponível no link seguinte acessado em 21 dez. 2021: https://pt.wikipedia.org/wiki/Titanomaquia.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Cultura e valor. Trad. Jorge Mendes. Lisboa: Edições 70, 2000.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Philosophische Untersuchungen/Investigações filosóficas. Tradução de João José R. L. Almeida. Edição Bilíngue Alemão-Português. s/d. Disponível em http://www.psicanaliseefilosofia.com.br/textos/InvestigacoesFilosoficas-Original.pdf Acesso em 21 dez. 2021.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Observações sobre o Ramo de Ouro de Frazer. Tradução e notas comentadas por João José R. L. Almeida. Revista Digital Ad Verbum, v. 2, n. 2, p. 186-231, dez, 2007. Disponível no link seguinte acessado em 21 dez. 2021: http://www.psicanaliseefilosofia.com.br/adverbum/revistaadverbum.html.
SUPERHERO Unmasking Moments. Canal YouTube Watchmojo Top Publicado em 19 mar 2017. Duração: 8 minutos 11 segundos. Disponível no site seguinte. Acesso em 21 dez. 2021: https://www.youtube.com/watch?v=wG1l30UqfrQ
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License