Pedagogias em disputa: Denize Sepulveda entrevista Sara Wagner York
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63471Keywords:
travesti da/na educação, pedagogia em disputa, movimentos sociais, transepistemologia, formação de professoras/esAbstract
O apresente texto desdobra formas de se fazer e falar sobre e com sujeitas implicadas com suas salas de aula e, sobretudo, com o ensino de formação de professoras e professores, mas não só, é sobre formas (in)visíveis de Educação. Ao trazermos essa entrevista, podemos de algum modo produzir nossos arquivos e até as nossas memórias que estão em constante disputa. Em 2018, a professora Sara Wagner York, afirmou em muitas de suas lives ter catalogado mais de 500 Trabalhos de Conclusão de Curso de Pedagogia, do curso de Educação a Distância – EAD da UERJ entre os anos de 2010 a 2017. Após levantamento inicial verificou se que as palavras Ludicidade, Letramento e Diversidade eram as mais presentes. Diante do levante conservador a partir do Golpe de Estado de 2016, ficou ainda mais perceptível a inserção de mulheres e homens evangélicos nos cursos de docência e principalmente nos cursos de Pedagogia. Evangélicas/os inseriam “diversidade” como palavra-chave, intencionando uma educação para todos. Um movimento similar também era produzido por jovens e adultas/os/es trans e travestis que perceberam a educação, e principalmente a Pedagogia, como instrumento fundante para mudança no cenário nacional. Esta entrevista realizada no ano pandêmico de 2021, no mês de setembro, marca um movimento cada vez mais frequente: a ocupação da diferença (marcada pelo gênero, sexualidades e identidades - e seus vários corpos) na cena educacional brasileira.References
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2011.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Diário Oficial, 5 out. 1988. Disponível em: . Acesso em: 29 ag. 2021.
CARA, Daniel Trajeiro. Entrevista Sara York: A Travesti da/na educação. Entrevista sobre atuação e vida da professora Sara Wagner York. Educação. UFSM, v. 45, p. 110-1-35, 2020.
CAVALCANTI, Céu, et all. The Tarantula Tentacles: Abjection and Necropolitics in Police Operations to Trans Women in Post-redemocratized Brazil. Psicologia: Ciencia e Profissão, v. 38, n. número especial 2, 2018.
DOSSIÊ dos assassinatos e da violência contra travestis e transexuais brasileiras em 2020. Bruna G. Benevides, Sayonara Naider Bonfim Nogueira (Orgs). São Paulo: Expressão Popular, ANTRA, IBTE, 2021
DOUGLASS, Frederic. Frederic Douglass: Autobiografia de um escravo. São Paulo: Editora vestígio. 2021.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1961
MBEMBE, Achille. "The Power of the Archive and its Limits." Refiguring the archive. Springer, Dordrecht, 2002. 19-27.
MOMBAÇA, Jota. O mundo é meu trauma. PISEAGRAMA, Belo Horizonte, número 11, página 20 - 25, 2017
OLIVEIRA, Megg Rayara Gomes de. O diabo em forma de gente: (r)existências de gays afeminados, viados e bichas pretas na educação. 2017. 190 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
PAIVA, Jane. Inclusão na Educação de Jovens e Adultos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - ISSN: 2236-2150, [S.l.], v. 1, n. 01, abr. 2011. ISSN 2236-2150. Disponível em: <https://ojs2.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/3/2>. Acesso em: 01 set. 2021.
PRECIADO, Paul. B. Um apartamento em Urano: Crônicas da travessia. Prefácio de Virginie Despentes. Zahar. 2020.
POCAHY, Fernando. Um corpo entre o gênero e a sexualidade: notas sobre educação e abjeção. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 12, n. 2, p. 125-135, 2010.
SEPULVEDA, José Antonio; SEPULVEDA, Denize. As práticas e as políticas curriculares de inclusão e o direito à diferença. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 4, p. 1258-1287, 2016.
SILVA, Denise Ferreira da. A dívida impagável. Trad. Amilcar Packer e Pedro Daher. São Paulo: Forma Certa, 2019.
VIEIRA, José Jairo; SILVA, Priscila Aleixo da; VIEIRA, Andréa Lopes da Costa. A Política de educação a distância e o aumento das vagas nas instituições de ensino superior: apontamentos. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, p. 776-792, 2017.
YORK, Sara Wagner. Tia, você é homem? Trans da/na educação: Des(a)fiando e ocupando os “cistemas” de Pós-Graduação. 2020. 190 p. Dissertação (Mestrado em Educação) orientada pelo professor Doutor Fernando Altay Pocahy com bolsa CNPq – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
¬¬¬¬¬¬¬¬____. Apresentação do dossiê CRIP. Educação em Análise, v. 6, n. 1, p. 3-8. 2021. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/issue/view/1774/showToc>. Acesso em: 18 set. 2021
YORK, Sara Wagner; OLIVEIRA, Megg Rayara Gomes; BENEVIDES, Bruna. "Travesti Textual (insubmiss) Manifestations". Revista Estudos Feministas 28.3 (2020).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License