CRIANÇAS E NATUREZA: AFINAR SILÊNCIOS, FIAR IMAGINAÇÕES

TUNING SILENCES, WEAVING IMAGINATIONS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.79940

Resumo

Ativar sentidos, apurar silêncios e aprender a escutar as múltiplas linguagens das crianças foram princípios-guias da pesquisa que teve por objetivo investigar relações e percepções de crianças com e sobre a natureza. Partindo da observação de suas formas de interação com as áreas verdes disponíveis na instituição de Educação Infantil que frequentavam, este estudo buscou capturar os olhares das crianças sobre a natureza, revelados em fotografias produzidas por elas no processo de pesquisa, ouvindo-as acerca das suas experiências em ambientes naturais e sobre suas produções fotográficas. Os olhares e os saberes de meninos e meninas de 4 a 5 anos de idade, participantes da proposta, emergiram no terreno dialógico da investigação e, como conteúdos narrativos, foram acolhidos e visibilizados por meio de expressões diversas. A despeito do que os adultos (quase) não veem como/na natureza, as crianças enxergam em seus cotidianos pequenas doses de magia, em ângulos inesperados, recheados de cumplicidade entre si. Compondo cantinhos de memória, as crianças vivificam objetos peculiares em interações brincantes com folhas, pedras, terra e água.

Biografia do Autor

Ana Clara Nimrichter, Universidade Federal Fluminense

Mestre em educação pela UFF, pesquisadora da infância, professora de alemão e inglês, atua na cidade do Rio de Janeiro/RJ

Luciana Esmeralda Ostetto, Universidade Federal Fluminense

Professora do Departamento SSE/Faculdade de Educação - UFF.

Programa de Pós-graduação em Educação.

Downloads

Publicado

18-12-2023

Como Citar

NIMRICHTER, Ana Clara; OSTETTO, Luciana Esmeralda. CRIANÇAS E NATUREZA: AFINAR SILÊNCIOS, FIAR IMAGINAÇÕES : TUNING SILENCES, WEAVING IMAGINATIONS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, p. 119–138, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.79940. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/79940. Acesso em: 15 mar. 2025.