POSSIBILIDADES CARTOGRÁFICAS COM A LITERATURA

EXPERIÊNCIAS COM UMA TURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.86157

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender como os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular localizada no Vale do Taquari/RS se relacionam com os textos literários e de que maneira essa relação lhes possibilita ampliar os conhecimentos, por meio de experiências de leitura. Para aprimorar o entendimento do conceito de experiência, o texto utiliza as investigações de Larrosa (2004) e considera as ponderações de Schwartz (2010), no que diz respeito à importância da experiência como formadora de sujeitos. No que tange à literatura, a investigação também conta com Perissé (2006) e Rouxel; Langlade e Rezende (2013). O estudo é orientado pelo método cartográfico, com base nos estudos de Kastrup (2007), Barros e Passos (2009), Romagnoli (2009), entre outros. Trata-se de um método cujo princípio é acompanhar processos (Kastrup, 2013). A pesquisa-intervenção realizada numa turma do 5º ano do Ensino Fundamental sugere que um dos pontos que conecta as experiências à literatura diz respeito à interação dos estudantes, que é desenvolvida através de práticas proporcionadas em aula. Por fim, este estudo mostra que as práticas estabelecidas nos Seminários movimentaram o pensar reflexivo das crianças, possibilitando-lhes experiências e encontros potentes com os textos literários.

Downloads

Publicado

10-02-2025

Como Citar

ORTOLAN CAVALLERI, Cihbelle Carolyne; OLEGÁRIO, Fabiane. POSSIBILIDADES CARTOGRÁFICAS COM A LITERATURA: EXPERIÊNCIAS COM UMA TURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 567–584, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.86157. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/86157. Acesso em: 1 maio. 2025.