POSSIBILIDADES CARTOGRÁFICAS COM A LITERATURA
EXPERIÊNCIAS COM UMA TURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86157Resumo
O artigo tem como objetivo compreender como os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular localizada no Vale do Taquari/RS se relacionam com os textos literários e de que maneira essa relação lhes possibilita ampliar os conhecimentos, por meio de experiências de leitura. Para aprimorar o entendimento do conceito de experiência, o texto utiliza as investigações de Larrosa (2004) e considera as ponderações de Schwartz (2010), no que diz respeito à importância da experiência como formadora de sujeitos. No que tange à literatura, a investigação também conta com Perissé (2006) e Rouxel; Langlade e Rezende (2013). O estudo é orientado pelo método cartográfico, com base nos estudos de Kastrup (2007), Barros e Passos (2009), Romagnoli (2009), entre outros. Trata-se de um método cujo princípio é acompanhar processos (Kastrup, 2013). A pesquisa-intervenção realizada numa turma do 5º ano do Ensino Fundamental sugere que um dos pontos que conecta as experiências à literatura diz respeito à interação dos estudantes, que é desenvolvida através de práticas proporcionadas em aula. Por fim, este estudo mostra que as práticas estabelecidas nos Seminários movimentaram o pensar reflexivo das crianças, possibilitando-lhes experiências e encontros potentes com os textos literários.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cihbelle Carolyne Ortolan Cavalleri, Fabiane Olegário

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional