Subversão e resistência no GT 23 da ANPED a partir de Michel Foucault
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.54561Palavras-chave:
Educação, Foucault, GT 23Resumo
Os trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho (GT) 23 da ANPEd – Gênero, Sexualidade e Educação – nos inspiraram a escrever este artigo que toma como foco as potencialidades do arcabouço foucaultiano, especificamente as discussões presentes no livro “História da Sexualidade I: a vontade de saber”, obra mais referendada nos trabalhos em que Foucault aparece. Qual a importância dessa obra para além dela? Quais os efeitos das análises para colocar sob suspeita nossas formas de pensar, de ser e estar no mundo? Foram essas duas questões problemas que organizaram nossas análises, possibilitando-nos dividir o artigo em três pontos de discussão: a fidelidade infiel a Foucault, Foucault como instaurador de discursividade e os conceitos de subversão e resistência na “História da Sexualidade I”.
Referências
ALMEIDA, Edwana Nauar de. Corpos escalpelados na escola: entre marcas físicas, sociais e escolares. In: 38ª. Reunião Anual da ANPEd, São Luís, 2017.
ALMEIDA, Neil Franco Pereira & MOTA, Maria Veranilda Soares. Docências que transitam pelas fronteiras das sexualidades e do gênero: a escola como espaço de imposições de poderes e resistências. In: 32ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2009.
BALESTRIN, Patrícia Abel. A sexualidade num curso normal – seus tempos e “contra-tempos”. In: 30ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2007.
BASSALO, Lucélia de Moraes Braga. Heteronormatividade ou reconhecimento? professores e professoras diante da homossexualidade. In: 32ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2009.
BRANCO, Guilherme Castelo. As resistências ao poder em Michel Foucault. Revista Trans/Form/Ação, vol. 24. n. 1, Marília, 2001.
BUTLER, Judith. Deshacer el género. Barcelona: Paidós, 2006.
CAMPOS, Miriam Piber. Identidades “anormais”: a (des)construção dos corpos “deficientes”. In: 29ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2006.
CASTRO, Roney Polato de. Professores(as) sexualidade e educação sexual: produzindo sujeitos nos contextos do programa de educação afetivo-sexual (PEAS). In: 31ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2008.
CASTRO, Roney Polato de. Escritas-narrativas de estudantes problematizando relações de gênero e sexualidades. In: 36ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2013.
CASTRO, Roney Polato de. Formação docente, experiência religiosae sexualidades: problematizações. In: 37ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2015.
CÉSAR, Maria Rita de Assis. Quatro intervenções para uma pedagogia queer. In: 31ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2008.
CÉSAR, Maria Rita de Assis. Um nome próprio: transexuais e travestis nas escolas brasileiras. In: 32ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2009.
CRUZ, Elizabete Franco. Infâncias, Adolescências e AIDS. In: 29ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2006.
FERNANDES, Letícia Prezzi. Família e relações de gênero: um olhar através do direito. In: 32ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2009.
FERRARI, Anderson. A “bicha banheirão” e o “homossexual militante”: grupos gays, educação e a construção do sujeito homossexual. In: 29ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2006.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014a.
FOUCAULT, Michel. Genealogia da Ética, Subjetividade e Sexualidade. Rio de Janeiro: GEN, 2014b.
FOUCAULT, Michel. Editorial: “O ‘efeito Foucault’ em Educação”. Revista Pró-Posições, vol. 25, nº 2 (74), p. 15-21 | maio/ago. 2014.
FOUCAULT, Michel. Gerir os ilegalismos. In: FOUCAULT, Michel. Michel Foucault: entrevistas a Roger Pol-Droit. São Paulo: Graal, 2006. p.41-52.
FOUCAULT, Michel. Verdade e Poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 2.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1981.
GALLO, Sílvio. Repensar a Educação: Foucault. Revista Educação & Realidade, vol. 29, nº 1, Porto Alegre: UFRGS, 2004.
______. Editorial: “O ‘efeito Foucault’ em Educação. Pro-Posições | v. 25, n. 2 (74) | P. 15-21 | maio/ago. 2014.
GOETTEMS, Lisiane; SCHWENGBER, Maria Simone Vione; WISNIEWSKI, Rudião Rafael. As diversidades sexuais na escola: (in)junções discursivas entre a religião e o estado laico. In: 38ª. Reunião Anual da ANPEd, São Luís, 2017.
KLEIN, Carin. Juventudes em biopolíticas contemporâneas. In: 39ª. Reunião Anual da ANPEd, Niterói, 2019.
LOURO, Guacira Lopes. Foucault e os estudos queer. In: RAGO, Margareth, VEIGA-NETO, Alfredo. Para uma vida não-fascista. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
MEIRELES, Gabriela Silveira. O que dizem as crianças sobre meninos e meninas?: anunciando o jogo das construções, desconstruções e reconstruções das dicotomias de gênero na educação infantil. In: 32ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2009.
MORESCO, Marcielly Cristina. O corpo “fala” politicamente: as performatividades das/nas ocupações secundaristas do Paraná. In: 38ª. Reunião Anual da ANPEd, São Luís, 2017.
MOREIRA, Jasmine. Impactos da ‘ideologia de gênero’ na geração de políticas educacionais para a população LGBT. In: 38ª. Reunião Anual da ANPEd, São Luís, 2017.
NEVES, Paulo Rogério da Conceição. Violência, traição e gênero: uma briga de meninas em uma escola privada. In: 35ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2012.
NEVES, Regiane Farias. Educação feminina e os devires da sexualidade em Antônia Cudefacho. In: 39ª. Reunião Anual da ANPEd, Niterói, 2019.
PARREIRA, Fátima Lúcia Dezopa; SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz. Discursos de bolsistas do programa institucional de bolsa de iniciação à docência sobre sexualidade. In: 37ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2015.
NOGUEIRA, Juslaine de Fátima Abreu. Dispositivo da sexualidade e psiquiatrização da educação: notas farmacobiopolíticas sobre o corpo. In: 37ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2015.
PEREIRA, Angélica Silvana. Barbie, Max Steele os heróis que estão em você: consumo e pedagogias de gênero na produção da criança em tempos de (in)tolerância. In: 38ª. Reunião Anual da ANPED, São Luís, 2017.
PORTINARI, Denise. A gentrificação do queer e as intensificações do biopoder. In: 37ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2015.
REALI, Noeli Gemelli. Homoparentalidade e escola: que conjugação é essa? In: 32ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2009.
RIBEIRO, Gabriela Chicuta. Gênero, sexualidade e diversidade sexual na educação física escolar. Uma cartografia das práticas discursivas em escolas paranaenses. In: 35ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2012.
RIBEIRO, Cláudia Maria & FILHA, Constantina Xavier. Trajetórias teórico-metodológicas em 10 anos de produção do GT 23 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED. Revista Periódicus, 2ª. edição, Salvador: UFBA, 2014.
RITTI, Rosalinda Carneiro de Oliveira. “Todo dia eu penso: meu Deus, onde foi que eu errei?”: os desafios de ser mãe na periferia. In: 36ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2013.
RIZZATO, Liane Kelen. Percepções docentes sobre a homofobia na escola: entre dissonâncias e continuidades. In: 33ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2010.
SCHWENGBER, Maria Simone Vione. Pobres meninas “ricas” com a gravidez. In: 32ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2009.
SCHWENGBER, Maria Simone Vione. Os meus filhos e os deles: os filhos da esperança. In: 37ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2015.
SANTOS, Dayana Brunetto Carlin dos. A escola como empreendimento biopolítico de governo dos corpos e subjetividades transexuais. In: 36ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2013.
SANTOS, Dayana Brunetto Carlin dos. Corpos e subjetividades trans na escola e nos movimentos sociais: a reinvenção das tentativas de captura por meio das normativas oficiais. In: 37ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2015.
¬¬ SANTOS, Dayana Brunetto Carlin dos. Docências trans: entre a decência e a abjeção. In: 38ª. Reunião Anual da ANPED, São Luís, 2017.
SANTOS, Sandro Prado. Cartografias das experiências de pessoas trans com os territórios da Educação em Biologia. In: 39ª. Reunião Anual da ANPED, Niterói, 2019.
SANTOS, Luã Sarcinelli; HADDOCK-LOBO, Rafael. Entre errâncias: Derrida e Deleuze. Revista Humus. Vol. 8. Número 14. 2018.
SEVILLA, Gabriela Garcia. Pedagogias de gênero e sexualidade em artefatos culturais: reflexões sobre uma experimentação. In: 37ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2015.
SIERRA, Jamil Cabral. O governamento da diversidade sexual e o desafio de uma ética/estética pós-identitária para a teorização político-educacional LGBT. In: 35ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2012.
SILVA, Mirian Pacheco. Quando o estranho é o professor: narrativas sobre sexualidade e o currículo de formação de professores. In: 30ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2007.
SILVA, Andréa Costa da; SIQUEIRA, Vera Helena Ferraz de. Sexualidade na escola mediada pela literatura: apropriações docentes. In: 31ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2008.
SILVA, Andréa Costa da; SIQUEIRA, Vera Helena Ferraz de. Sexualidade e gênero: discursos docentes mediados pelo livro paradidático. In: 35ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2012.
SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz. Corpo e sexualidade no ensino de ciências: experiências de sala de aula. In: 35ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2012.
SOUSA, Bernardina Santos Araújo de. Os manuais de conduta e a escrita feminina no início do século xx: o que desvelam as narrativas? In: 31ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2008.
SOUZA, Marcos Lopes de. O PIBID como espaço formativo de desarranjos, reinvenções e pluralizações dos gêneros e das sexualidades. In: 37ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2015.
TORRES, Marco Antônio. Docência, transexualidades e travestilidades: a emergência rede Trans Educ Brasil. In: 36ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2013.
VARGAS, Juliana Ribeiro de & XAVIER, Maria Luisa Merino. A feminilidade em discurso: mídias musicais contemporâneas produzindo modos de ser jovem e mulher. In: 36ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2013.
VEIGA NETO, Alfredo. Foucault & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
VEIGA-NETO, Alfredo; RECH, Tatiana Luiza. Esquecer Foucault? Pro-Posições. v. 25, n. 2 (74) | p. 67-82 | maio/ago. 2014.
XAVIER, Constantina Filha. “Qual destas moças é você?” O autoconhecimento produzido pelos testes da imprensa feminina – décadas de 50 a 70 do século XX. In: 29ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2006.
XAVIER FILHA, Constantina. Catálogo eletrônico de produções bibliográficas sobre educação sexual e de gênero – décadas de 1930 a 1985. In: 32ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional