Promoção das habilidades sociais de estudantes com paralisia cerebral sem fala articulada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.76260

Palavras-chave:

paralisia cerebral, habilidades sociais, intervenção, educação especial

Resumo

O estudante com deficiência física sem fala articulada pode apresentar dificuldade para desenvolver e ampliar o repertório de habilidades sociais, prejudicando suas relações interpessoais e qualidade de vida. Contudo, a intervenção em habilidades sociais atua como fator de proteção e importante ferramenta para a promoção de saúde mental. O estudo tem como objetivo avaliar o repertório de habilidades sociais de estudantes com paralisia cerebral e sem fala articulada antes e após a realização de um programa de promoção de habilidades sociais. Sete participantes com idade entre 15 e 30 anos participaram da intervenção desenvolvida em 22 encontros semanais. Os instrumentos processuais e de avaliação pré- e pós-intervenção foram: (a) inventário de habilidades sociais para alunos sem fala articulada, (b) questionário com os familiares, (c) entrevista com as professoras, (d) tarefas de casa, (e) diários de campo, e (f) relatos dos familiares. Os resultados revelaram aumento no repertório de habilidades sociais nas classes: autocontrole e expressividade emocional, civilidade, empatia, assertividade, fazer e manter amizades, solução de problemas interpessoais e habilidades sociais acadêmicas. Concluiu-se que o programa de promoção das habilidades sociais demonstrou benefícios e afetou positivamente a generalização dos efeitos da intervenção para outros contextos, assim como no uso da comunicação alternativa, para ampliar as habilidades sociais.

Biografia do Autor

Patricia Lorena Quiterio, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

   

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Publicado

08-02-2024

Como Citar

QUITERIO, Patricia Lorena; NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula. Promoção das habilidades sociais de estudantes com paralisia cerebral sem fala articulada. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 76, p. 393–410, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.76260. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/76260. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua